HOMENAGEM

Após resgate, homem recebe honraria do Corpo de Bombeiros

Profissional de terraplanagem salvou a condutora de um veículo, que caiu da Ponte do Caratatiua; José da Paixão Araújo recebeu o título de “Amigo dos Bombeiros”

MONALSA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

José da Paixão Araújo, que realizou um resgate na última sexta-feira (11), no Ipase, foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e recebeu o título de amigo da corporação, passando a integrar a galeria de heróis dos bombeiros. A solenidade, realizada na manhã de ontem (16), no quartel do Comando Geral do CBMMA, contou com a presença de autoridades e familiares de Araújo de Sarah Catarine Ferreira, salva por ele. Ela continua internada.

Apesar de não se considerar um herói, desta forma que o profissional de terraplanagem foi recepcionado pelos militares e demais presentes na celebração que o homenageou. O ato de José da Paixão Araújo foi primordial para garantir a segurança de Sarah Catarine Maia e sua atitude digna de reconhecimento, como destacou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela.

“Ele exerceu um ato pleno de cidadania, praticando uma ação apenas pela solidariedade humana, funcionalmente não tinha esta ação, mas fez isto para defender a vida, salvar uma terceira pessoa. E fez com eficiência, impedindo um resultado trágico, uma lesão corporal agravada pela lama daquele mangue ou perca da própria vida. Então, é uma justa homenagem que prestamos através do Corpo de Bombeiros com toda honra e alegria”, declarou Portela.

Rodeado por familiares e amigos, José da Paixão recebeu o título honorífico de “Amigo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão”, passando a integrar um grupo que orgulha a instituição, como frisou o coronel Célio Roberto. “Nós temos como lema ‘Vidas alheias, riqueza a salvar’. Salvar vidas está em primeiro plano, é o bem maior tutelado pelo estado. O gesto do José, de tomar esta decisão de socorrer alguém que estava em dificuldade, acarretou naquilo que se sabe hoje e a Sarah Ferreira está salva. Precisamos reconhecer isto e, a partir de hoje, o José faz parte da galeria dos grandes heróis do Corpo de Bombeiros, o que nos orgulha muito”, ressaltou.

Para José da Paixão Araújo, mesmo após a honraria, a atitude tomada não lhe engrandeceu o ego e poderia ter sido reproduzida por qualquer outra pessoa que fosse “escolhida por Deus”, como ele classificou. “Eu fiz apenas o que Deus me mandou fazer. O verdadeiro herói é Ele. Eu fui escolhido por Deus”, reforçou. Questionado sobre a conduta daqueles que optaram por registrar o ocorrido, Araújo não demonstrou críticas.

“Não desci com o intuito de filmar. Me senti preparado para ajudar e a maior gratificação que recebi foi ver o semblante da família da Sarah, a alegria dos filhos, do marido e do pai dela”, destacou.

Relembre
Na última sexta (11), um veículo despencou da ponte do Ipase, em São Luís, e mergulhou no Rio Anil, ficando com as rodas para fora da água. A motorista Sarah Catarine Maia Ferreira, de 41 anos, disse que desviou de um cone para o meio-fio e acabou perdendo o controle do veículo.

Sarah Ferreira caiu de uma altura de seis metros. Após o acidente, José da Paixão, que passava pelo local, pulou na água e retirou a motorista da água. Ele abriu a porta do carro e a carregou até a margem do rio.
Ao ser resgatada, a motorista teve poucos ferimentos e conseguiu andar pela região de mangue. Em entrevista ao G1, Sarah Ferreira disse estar extremamente grata a José e relatou os momentos em que esteve submersa no rio. Ela continua internada em um hospital particular de São Luís, mas apenas com escoriações pelo corpo.

“Quando caí, tentei sair de todas as formas, bati no carro, mas não consegui. Já tinha ingerido água, sem respirar, e estava praticamente morta até o momento que ele [José] apareceu. Deus achou um coração disponível para ser um instrumento de socorro, que me arrancou sem pensar. Quero que ele seja muito abençoado, sete vezes mais. Deus me tirou de uma cova horrível usando o seu José”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.