COLUNA

A culpa nunca é dele

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deu, ontem, mais uma mostra de como tem dificuldades em assumir as responsabilidades pelos seus atos.
Em entrevista à Globo News, ele foi pressionado a responder o que faria no seu segundo mandato para resolver o problema da extrema probreza no estado, já que não conseguiu isso no primeiro - dados do IBGE apontam que a situação de miséria só aumentou entre os maranhenses nos últimos quatro anos.
Como sempre, Dino esquivou-se.
E culpou a conjuntura nacional.
- O estudo ao qual você se refere mostrou, infelizmente, o aumento da extrema pobreza em todo o país. No Brasil, cresceu a extrema pobreza e em todos os estados, em razão da brutal recessão econômica. É claro que os estados que têm historicamente, uma maior dependência das transferências constitucionais federais, notadamente chamadas de FPE e FPM sofrem mais duramente com uma recessão econômica - disse.
E sobre o que fazer para reverter o quadro, o comunista já mudou de opinião.
Diz, agora - diferentemente do que dizia há duas semanas -, que 2019 será um ano de recuperação da economia e de melhores possibilidades para a saída dos estados da recessão.

Respeito
O ex-presidente da República José Sarney foi um dos convidados de honra do almoço institucional promovido ontem (16) em Brasília pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ao presidente da Argentina, Maurício Macri.
Sarney sentou-se ao lado de Bolsonaro e o clima foi de cordialidade o tempo todo.
No Maranhão, os comunistas não curtiram.

Autonomia
A oposição da Casa terá autonomia para desempenhar suas funções na próxima legislatura. Foi o que declarou o presidente eleito da Câmara de São Luís, Osmar Filho (PDT), a O Estado.
De acordo com o parlamentar, o mesmo espaço será dado para os que apoiam e os que divergem da atual gestão do Executivo estadual.
Segundo Osmar, a próxima gestão da Casa - assim como foi feito por seu antecessor - dará espaço e harmonia para todos os porta-vozes. - A Mesa atuará buscando o equilíbrio - declarou.

Herança
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez dura crítica aos comunistas em suas redes sociais. Segundo ele, o comunismo é uma “herança maldita”.
Com a hashtag #foramaduro, o comentário foi feito na esteira do debate sobre o novo mandato do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
- A herança maldita do comunismo relegou um país. E pensar que ainda existem brasileiros e maranhenses que apoiam essa barbaridade. Que Deus tenha piedade do povo venezuelano e o liberte desse regime opressor - escreveu.

Condenados
O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão conseguiu na Justiça Federal a condenação da ex-prefeita de Paraibano Maria Aparecida Furtado e do ex-tesoureiro do Município, José Ubiratan Lima Ferro Filho.
Eles foram acusados de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2008.
Segundo o MPF eles transferiram da conta-corrente do Fundeb para outras contas-correntes do mesmo município mais de R$ 280 mil.

Carnaval irregular
Irregularidades em dois procedimentos licitatórios referentes ao Carnaval de 2016 motivaram denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito de Aldeias Altas José Benedito da Silva Tinoco.
Também foram denunciados Maria do Socorro Ferro Tinoco (ex-secretária municipal de Finanças), Rafael de Souza Lobato Filho (representante da empresa R.S. Lobato Filho) e Pedro da Silva Santos (pregoeiro).
Também são alvo da ação os integrantes da equipe de apoio da comissão de licitação Antônio Barbosa Loura de Menezes e Antônio Pinheiro e Silva.

Firmeza
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) reagiu com firmeza ao que chamou de fake news acerca de um possível acordo que estaria sendo costurado nos bastidores para a eleição do diretório estadual do partido no Maranhão.
- Não existe acordo. Sou candidato à presidência do diretório regional do MDB maranhense - declarou Hildo.
A reação foi para a possibilidade de João Marcelo assumir a direção da legenda e Hildo ocupar a vice-liderança.

DE OLHO

R$ 930 mil é quanto o Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), pretende gastar com a contratação de empresa de pesquisa de opinião.

E MAIS

• O prefeito de Cândido Mendes, Mazinho Leite, está sob investigação por suposta participação na morte de um ex-secretário do município.

• O apoio do PCdoB à reeleição de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara pode ser o motivo da defesa que fez Márcio Jerry, na semana passada, da votação secreta.

• A propósito da eleição para a Mesa da Câmara dos Deputados, o governador Flávio Dino se disse favorável à aliança do seu partido com o DEM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.