O Mundo | Inglaterra

Parlamento inglês mantém Theresa May na condução do Brexit

Foram 306 votos contra e 325 votos a favor da permanência da primeira-ministra no cargo
O Estado16/01/2019 às 18h01
Parlamento inglês mantém Theresa May na condução do BrexitFalta de acordo no Brexit quase custou o cargo de Theresa May (Reuters)

Em uma votação considerada apertada, a primeira-ministra inglesa Theresa May venceu a moção de desconfiança e segue no cargo. Foram 325 votos a favor e 306 contra. Logo após o resultado, ela anunciou que pretende começar as conversas com os líderes dos partidos da oposição ainda hoje à noite para costurar uma nova proposta para o Brexit que possa ser aprovada no Parlamento e também pela União Europeia.

Jeremy Corbyn, líder da oposição, afirmou que não irá conversar com a premiê enquanto ela não descartar a possibilidade de um "Brexit sem acordo".

May corre contra o tempo para tentar conseguir um acordo com os parlamentares. Com previsão marcada para o fim de março, o Brexit pode ocorrer mesmo se um acordo não for aprovado. Se este cenário de concretizar, de um momento para outro, deixam de existir controles de fronteiras, procedimentos migratórios e regras comerciais e não haverá uma ideia de como a situação ficará.

A moção de desconfiança foi proposta exatamente por Corbyn logo após o Parlamento rejeitar o acordo do Brexit na terça-feira. Segundo ele, May, em dois anos de governo, não conseguiu elaborar uma proposta boa o suficiente para ser aprovada pela maioria dos parlamentares.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte