Inglaterra

Parlamento inglês mantém Theresa May na condução do Brexit

Foram 306 votos contra e 325 votos a favor da permanência da primeira-ministra no cargo

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Falta de acordo no Brexit quase custou o cargo de Theresa May
Falta de acordo no Brexit quase custou o cargo de Theresa May (A premiê Theresa May determinou, na semana passada, a expulsão de diplomatas russos)

Em uma votação considerada apertada, a primeira-ministra inglesa Theresa May venceu a moção de desconfiança e segue no cargo. Foram 325 votos a favor e 306 contra. Logo após o resultado, ela anunciou que pretende começar as conversas com os líderes dos partidos da oposição ainda hoje à noite para costurar uma nova proposta para o Brexit que possa ser aprovada no Parlamento e também pela União Europeia.

Jeremy Corbyn, líder da oposição, afirmou que não irá conversar com a premiê enquanto ela não descartar a possibilidade de um "Brexit sem acordo".

May corre contra o tempo para tentar conseguir um acordo com os parlamentares. Com previsão marcada para o fim de março, o Brexit pode ocorrer mesmo se um acordo não for aprovado. Se este cenário de concretizar, de um momento para outro, deixam de existir controles de fronteiras, procedimentos migratórios e regras comerciais e não haverá uma ideia de como a situação ficará.

A moção de desconfiança foi proposta exatamente por Corbyn logo após o Parlamento rejeitar o acordo do Brexit na terça-feira. Segundo ele, May, em dois anos de governo, não conseguiu elaborar uma proposta boa o suficiente para ser aprovada pela maioria dos parlamentares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.