Ampliação do PSL no estado

Incorporação de pastor Gildenemyr fortalece quadros de partido de Bolsonaro no MA

Nome foi confirmado a O Estado pela direção nacional do partido como “reforço” a partir deste ano. Filiação se dará depois da eleição da Mesa Diretora da Câmara

Thiago Bastos/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

A incorporação do deputado federal eleito e integrante dos quadros da igreja evangélica Assembleia de Deus, Pastor Gildenemyr, na estrutura do PSL fortalece ainda mais o quadro do partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, no cenário local. O anúncio de Gildenemyr como membro do grupo foi feito ontem (15) pela direção nacional a O Estado. De acordo com o partido, a filiação deverá ocorrer após a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, prevista para acontecer na reabertura dos trabalhos legislativos, a partir do próximo mês.

As reuniões para tratar da mudança do pastor do PMN para o PSL ocorrem desde o fim do ano passado. No entanto, o acordo foi fechado apenas com a anuência dos principais dirigentes da sigla: do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar e do vice, Antônio Rueda.

Além de Bivar e Rueda, um dos principais defensores de Bolsonaro, Magno Malta, foi um dos articuladores da incorporação de Gildenemyr no partido. O convite foi feito de forma oficial ainda em outubro do ano passado. “A política de Bolsonaro é outra, não é mais a velha política. Tomei a liberdade de fazer o pedido, pois sabia que sua permanência em seu partido seria inviável”, afirmou Malta à época.

Mesmo com a chamada “fidelidade partidária”, pela lei, o pastor poderá se desfiliar e, em seguida, se reintegrar ao PSL, pois o PMN – sigla anterior de Gildenemyr – não superou a chamada “cláusula de barreira”, ou seja, uma quantidade mínima de votos que os partidos precisam obedecer para se credenciarem a receber determinados benefícios, em especial, verbas partidárias e tempos de propaganda no Rádio e TV.

Com a incorporação de Gildenemyr, o atual dirigente do PSL no Maranhão, Chico Carvalho, deve ganhar uma espécie de sobrevida na função, já que sua saída era cogitada nos bastidores. Além do fôlego na função, Chico Carvalho impulsiona ainda mais a disputa interna do partido visando as eleições municipais em São Luís em 2020.

Além do pastor, começam a ser cogitados como candidatos à sucessão no Executivo o apóstolo Sílvio Antônio e o candidato ao Senado pelo partido nas últimas eleições, Samuel de Itapecuru. Ainda corre por fora na disputa o médico e atual responsável pelo Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Allan Garcês, que usou as redes sociais há algumas semanas para, segundo ele, pôr fim às especulações de ausência de unidade entre ele e Chico Carvalho.

O pastor Gildenemyr registrou no último pleito, de acordo com dados oficiais da Justiça Eleitoral, 47.757 votos e foi eleito pela média de votos. Com a incorporação do novo integrante, além de repercussão local, o partido da situação amplia sua margem de apoiadores na própria Câmara dos Deputados.

Nas eleições do ano passado, o PSL elegeu 52 deputados. Em contrapartida, partidos que deverão fazer oposição ao Governo na próxima legislatura diminuíram suas participações no Parlamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.