Eleições

Disputa pela Famem expõe busca por espaços no governo Dino

Candidatos são o atual presidente da entidade, Cleomar Tema (PSB) - que conta com o apoio declarado do Palácio dos Leões, na figura do vice-governador, Carlos Brandão (PRB); e o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT)

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(famem)

A eleição para a presidência da Federação dos Município do Estado do Maranhão (Famem) – que ocorre no dia 30 de janeiro – caminha para se confirmar como o primeiro grande embate dentro do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) neste segundo mandato.

Os candidatos já consolidados são o atual presidente da entidade, prefeito Cleomar Tema (PSB), de Tuntum - que conta com o apoio declarado do Palácio dos Leões, na figura do vice-governador, Carlos Brandão (PRB); e o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), aliado do senador eleito Weverton Rocha (PDT) – de quem foi articulador político na eleição de 2018.

O pedetista, por sinal, tem uma prova de fogo nesta quarta-feira: ele marcou evento em um hotel de São Luís no qual pretende reunir a maioria dos prefeitos aptos a votar no pleito – são aproximadamente 90, dos 217 do Maranhão.

Há uma semana, os aliados de Erlanio falavam em reunir 120 gestores no ato. Ontem, em contato com O Estado, um graduado articulador da campanha pedetista foi mais realista.

“Estima-se que se farão presentes uns 90 prefeitos. E vários que não poderão vir mandarão vídeos e mensagens de apoio”, disse.

Além do contato próximo com prefeitos de todas as regiões do Maranhão – por conta da sua atuação como articulador da campanha de Weverton Rocha ao Senado -, Erlanio Xavier aposta na construção de um perfil de bom gestor para chegar o comando da Famem.

Nos últimos dias, distribuiu aos potenciais eleitores um levantamento, realizada no mês de dezembro, em que aparece com 95,2% de aprovação da sua gestão à frente da Prefeitura de Igarapé Grande.

Campanha intensa - Após essas mobilizações mais claras do adversário, Clemoar Tema também decidiu intensificar sua campanha. O foco é contabilizar sua lista de apoiadores, para mostrar que ele segue firme na disputa.

As mais recentes adesões foram as dos prefeitos Miguel Lauande, de Itapecuru; Ruivo, de Cantanhede; e de Dr. Washington, de Bacuri, cidade que fica localizada no Litoral Norte do Estado.

Da região Central, declararam votos a Tema foram Zé da Folha, de São Domingos; Valmira Miranda, de Colinas; e Arlindo, de Fortuna.

Já nesta semana, o socialista recebeu a confirmação do apoio da prefeita de Santa Luzia do Tide, França do Macaquinho, e do prefeito de Paulo Ramos, Deusimar Serra.

“O Tema tem uma larga folha de serviços prestados ao municipalismo maranhense. Sempre acompanhei seu trabalho. Ele foi testado, aprovado e vai continuar por mais um biênio no comando da Famem”, destacou Serra.

MAIS

Apesar de evidente, a disputa pela Famem no seio do governo Flávio Dino é velada. Nem o governador – ou seus auxiliares mais próximos -, tampouco o senador eleito Weverton Rocha admitem que têm um lado na corrida sucessória.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.