POLUIÇÃO

Descarte de lixo é feito de forma incorreta em vários pontos da Madre Deus

Em uma quadra, pelo menos três pontos de descarte irregular são frequentemente usados; apesar da coleta contínua, situação se perpetua

MONALISA BENAVENUTO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]Pontos de descarte irregular de resíduos sólidos podem ser encontrados em diversos bairros de São Luís, onde, diariamente, uma média de 300 toneladas de lixo são recolhidas em vias públicas. No bairro Madre Deus, na região central da capital maranhense, apesar de os serviços de limpeza atuarem de forma constante, pelo menos três pontos são conhecidos pelo acúmulo de resíduos, que, além do mau cheiro e da poluição visual, geram obstáculos aos pedestres e possibilitam a proliferação de vetores, principalmente no período chuvoso.

Na esquina entre a Avenida do Gavião e Rua São Pantaleão, além de resíduos da construção civil que, frequentemente, são despejados por carroceiros e moradores do bairro, até um sofá foi descartado. Para o empresário Rafael Silva, a situação é preocupante, mas, devido à frequência, não surpreende mais a população ou quem costuma passar pela via.

“Todo dia é assim. Aqui já virou um ponto de referência, porque vem carroceiro de todo o bairro trazer entulho e lixo. Outro dia, até uma árvore colocaram aí. Hoje foi o sofá. Mas o caminhão do lixo passa todo dia. Tem até um só para recolher esse material, mas o pessoal não sabe esperar e acaba gerando essa situação. A gente, que trabalha mais próximo, fica receoso, principalmente por causa da dengue, mas não sabemos mais o que fazer”, informou.

Próximo dali, na esquina entre as avenidas do Gavião e Rui Barbosa, o descarte incorreto de lixo na calçada da Unidade Integrada José Giorcelli Costa obstrui a passagem de pedestres, pois se espalha pelo passeio, devido à grande quantidade de resíduos. “Aqui é o bairro mais bem servido pela coleta de lixo e o mais sujo, por causa da irresponsabilidade da população”, relatou a aposentada Meire Souza, que reside em frente ao ponto de descarte e observa a ação dos moradores que acabam poluindo o local.

“A gente vê eles jogando todo dia. Aí, à noite, os catadores de latinha abrem para vasculhar e acabam espalhando ainda mais o lixo”, completou. Segundo ela, já houve tentativas de reclamação, mas, devido a ameaças feitas ao seu esposo, atualmente prefere não mais intervir na situação. “A gente tem que se fazer de cego, surdo e mudo. Uma vez, o meu marido reclamou e vieram pra cima dele. Por isso a gente não se mete mais”.

Também na Avenida Rui Barbosa, outros dois pontos são muito conhecidos pela população. Um deles, localizado na calçada de um quiosque, são descartados desde dejetos domésticos a resíduos de capina e poda de plantas. Apenas os animais em situação de rua se beneficiam com o problema, conforme destacou o empresário Danielson Silva, que há cerca de seis meses abriu uma farmácia na via.

[e-s001]“Nem sei dizer há quanto tempo está assim, mas desde que cheguei é desse jeito. Nós reclamamos, mas acabamos contribuindo também, mesmo com o serviço de coleta funcionando corretamente. Muitos clientes nossos reclamam, principalmente porque jogam muito resto de comida. Aí, causa mau cheiro e os animais vêm buscar alimento e rasgam as sacolas. Então, fica ainda pior”, relatou.

Lixo recolhido
Conforme destacado pelos moradores da Madre Deus, o serviço de limpeza funciona de maneira constante no bairro. De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, diariamente são recolhidas, em média, 300 toneladas do lixo que é descartado irregularmente nas vias públicas e logradouros de São Luís. Este recolhimento é feito por meio dos serviços de remoção manual e mecanizada, que ocorrem de segunda a sábado, das 7h às 23h, para garantir a limpeza dos locais.

Somente em 2018, mais de 100 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente foram recolhidas das ruas da cidade.
O lixo descartado de forma irregular, em São Luís, é gerado em reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda móveis e eletrodomésticos velhos que normalmente são descartados nas vias públicas, além de recicláveis, como papel, plástico e vidro. Há ainda o descarte ilegal feito por empresas dos mais diversos setores, que descarregam seus resíduos nos pontos de descarte irregular, quando o correto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305/2015), seria que elas tivessem um plano de gerenciamento dos resíduos por eles produzidos.

Ainda de acordo com o órgão, geralmente os locais usados para o descarte irregular de resíduos são terrenos baldios, muitos deles particulares, onde o proprietário não cuida da limpeza, poda e capina. Estes locais acabam sendo usados pela população para o descarte indevido do lixo doméstico, bem como para o depósito de restos de construção civil, poda e capina domiciliar, móveis e eletrodomésticos sem serventia. Para combater esta prática, estão sendo instalados Ecopontos pela cidade. Já são 11 em pleno funcionamento e mais cinco estão em fase de construção, estando em andamento as obras dos Ecopontos Centro – que beneficiará, inclusive, a região da Madre Deus – e Mata Roma (Cidade Operária). A meta é instalar 30 Ecopontos até o fim da gestão.

Educação Ambiental
Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental. As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão na manutenção da limpeza urbana.

Ao longo de todo o ano de 2018, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de educação ambiental junto às escolas das redes municipal, estadual e privada, além das atividades nos Ecopontos e ações de rua, atendendo mais de 16 mil pessoas que receberam a visita do Cidadão Limpeza e aprenderam mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.

O principal eixo deste trabalho são as visitas a escolas da rede municipal. Além das visitas em escolas, a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos – conforme programação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, mas também podem ser solicitadas por meio da Central de Atendimento pelo telefone 0800 098 1636 –, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores com melhorar a limpeza urbana na sua comunidade.

Também são feitas ações de ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano. Nos bairros onde são implantados Ecopontos, também são feitas ações “porta a porta”, para que a população possa fazer o uso adequado deste equipamento.

SAIBA MAIS

Denúncia

Segundo o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a população de São Luís pode denunciar casos de descarte irregular de lixo e terrenos baldios usados como “lixões” por meio da Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.