Mostra

Cinema internacional em mostra

A “Mostra de Curtas Franceses” fica em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, até o dia 2 de fevereiro, com curtas premiados em festivais no Canadá e Estados Unidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
"O retorn" está na programação
"O retorn" está na programação (Le Retour)

São Luís - Três seleções de filmes que abordam as mais diversas realidades vivenciadas pelos jovens movimentam o Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande) até o dia 2 de fevereiro. É a “Mostra de Curtas Franceses”, com uma seleção diferente exibida a cada semana. Na programação, curtas premiados nos festivais internacionais de Toronto (Canadá) e Sundance (EUA). Os filmes possuem legenda em Língua Portuguesa e classificação indicativa de 14 anos. A entrada é gratuita.

A primeira semana começou ontem e vai até sábado, (19), às 15h, no Auditório Itapecuru. São exibidos “Convenção de Genebra” (La Convention de Genève), dirigido por Benoît Martin, “O Retorno” (Le Retour), do diretor Yohann Kouam, e “Um Grande Silêncio” (Un grand silence), de Julie Gourdain.

Em “Um Grande Silêncio”, filme de estreia de Julie Gourdain, aborto, maternidade, questões de gênero e de classe são os temas abordados na história de uma jovem de 19 anos que é enviada pela família a um internato para garotas que querem esconder uma gravidez indesejada. Já “O Retorno”, produção vencedora de vários prêmios em festivais, fala sobre homossexualidade e homofobia, a partir do reencontro entre dois irmãos. “Convenção de Genebra” é uma comédia que mostra como, com criatividade, cooperação, diálogo e sem uso de violência, um grupo de jovens encontra solução para resolver um conflito.

A mostra é uma parceria do Centro Cultural Vale Maranhão com o Instituto Francês (Institut Français) e tem curadoria de Jeanne de Larrard, especialista em cinema, programadora e produtora do Festival de Cinéma Brésilien de Paris e do Festival Brésil en Mouvements. Jeanne destaca que, embora os curtas abordem as questões vividas pela juventude francesa, os temas são universais, permitindo que o público faça a conexão com a realidade dos jovens brasileiros.

“Identidade, integração, racismo, sexualidade, homofobia são algumas das temáticas consideradas nesses filmes que nos levam às periferias francesas, ao interior do país, mas também aos países africanos ligados à França pela história colonial”, observa a curadora.

Serviço

O quê

Mostra de Curtas Franceses

Quando

Até 2 de fevereiro, às 15h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)

Informações: 3232 6363 / site www.ccv-ma.org.br e por e-mail comunicacao@ccv-ma.org.br

Programação

Convenção de Genebra (La Convention de Genève)

Direção: Benoît Martin

Ano: 2016

O Retorno (Le Retour)

Direção: Yohann Kouam

Ano: 2013

Um Grande Silêncio (Un grand silence)

Direção: Julie Gourdain

Ano: 2016

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.