Estado Maior

Nem aí para o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Com as contas públicas em frangalhos e já tendo admitido mesmo que suas prioridades são apenas pagar servidores e fornecedores - sem qualquer projeto estruturante -, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), segue mais interessado em comentar as políticas nacional e internacional do que efetivamente cuidar do estado que administra.
Nos últimos dias, ele anunciou uma palestra sobre bancos públicos, opinou sobre a política do governo Bolsonaro para a área de segurança pública e mostrou preocupação quanto a uma suposta possível guerra na Venezuela.
A propósito da vizinha ditadura comunista, destacou: - Por causa de acesso a petróleo, querem transformar a Venezuela na nova Síria. Ou seja, um conflito “interno” mas, na verdade, protagonizado pelas maiores potências do mundo. Como a Venezuela é colada no Brasil,
manda o bom senso que estimulemos soluções
pacíficas, não guerras.
Enquanto isso, o Maranhão governado por Dino, revela reportagem desta terça-feira de O Estado, está em 24º lugar num ranking de Saúde Pública - ficando em último lugar em expectativa de vida e 22º em mortalidade infantil.
Mas isso tudo deve ser mesmo menos importante do que a “guerra” por petróleo na Venezuela, ou que os rumos do governo Bolsonaro.

Linha dura
Vereadores que comporão a oposição na Câmara de São Luís prometem manter o que chamam de “linha dura” na próxima legislatura.
À coluna, o vereador Estevão Aragão (PSDB) informou que pautas como a CPI que questiona investimentos na saúde da Prefeitura serão retomadas.
É esperar para ver.

Expectativa
Além de Estevão Aragão, a expectativa é de como se comportarão determinados vereadores na Câmara no próximo ano sob a liderança de Osmar Filho (PDT).
O pedetista, e isso não é segredo para ninguém, tem grande proximidade com as demandas do Executivo.
Um deles é Umbelino Júnior (PPS), o mesmo que arrumou confusão no fim do ano passado na sessão polêmica que aprovou o orçamento para este ano. Procurado, Umbelino preferiu no momento o silêncio.

Reaproveitado
O ex-líder do Governo na Assembleia Rogério Cafeteira (DEM) deverá compor o quadro de secretários dinistas nas próximas semanas.
A minirreforma, que será oficializada nas próximas semanas, deve encaixar o democrata na Articulação Política - pasta a ser desmembrada da Comunicação.
Isso se o deputado federal eleito Márcio Jerry (PCdoB) consentir.

Preocupação
Aliados do prefeito Erlanio Xavier (PDT), de Igarapé Grande, começam a se preocupar com os rumos da eleição na Famem.
Confiantes de que levariam com tranquilidade até há uma semana, eles já temem um resultado mais apertado, ou mesmo uma derrota.
Motivo: a forte articulação do atual presidente, Cleomar Tema (PSB), nas últimas duas semanas.

Nem aí
Pilhado em grave denúncia de nepotismo, o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, parece não ligar muito para isso.
Ontem, andava divulgando uma recente viagem a Maceió (AL), onde participou da posse do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
Segundo material da assessoria, o chefe do MPMA representou o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), cujos integrantes não devem saber do que se passa no Maranhão.

DE OLHO
R$ 334,6 mil
foi
o valor de um contrato do Governo do Maranhão por mensagens de WhatsApp; com pressão da imprensa, nada foi pago até hoje.

Atuação
A Defensoria Pública (DPE/MA) recebeu ontem os pais dos três jovens assassinados, recentemente, na zona rural de São Luís. O defensor-geral Alberto Bastos reafirmou que a instituição atuará no caso.
Também é objetivo da instituição promover a inserção dos familiares na Rede de Proteção Social, para serem beneficiados com as políticas públicas disponibilizadas pelos governos federal, estadual e municipal.
Na ocasião, Bastos informou que o acompanhamento desse caso faz parte de um projeto institucional que prevê o acolhimento das famílias de vítimas de homicídios.

E MAIS

• A página oficial do governador Flávio Dino (PCdoB) no Facebook agora informa que ele dá aulas de reforço.

• Até aliados do senador eleito Weverton Rocha (PDT) já começam a falar no nome de Bira do Pindaré (PSB) como candidato do governo à Prefeitura de São Luís em 2020.

• O acesso à remuneração de membros do MPMA, via Portal da Transparência, esteve fora do ar durante todo o dia de ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.