PH

Fróz vai a Congresso em Portugal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Os antigos hóspedes ilustres que marcaram a história do hotel onde estão hospedados desde o fim de semana, Rose e Eli Medeiros, ora em viagem de férias pelos Estados Unidos
Os antigos hóspedes ilustres que marcaram a história do hotel onde estão hospedados desde o fim de semana, Rose e Eli Medeiros, ora em viagem de férias pelos Estados Unidos (PH01)

O desembargador José de Ribamar Fróz Sobrinho desembarca hoje em Portugal para participar, como palestrante, do I Congresso Global de Direitos Humanos, que nos dias 16 a 19 deste mês vai debater novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável, na cidade de Lamego. Fróz
vai discorrer sobre o tema Falência dos mecanismos formais de aplicação e defesa dos direitos fundamentais dos encarcerados no Brasil.

Ciências do Mar
Com as inscrições abertas até o dia 20 de janeiro e organizada pela Universidade Federal do Maranhão, a primeira edição do Simpósio de Ciências do Mar ofertará workshops com o objetivo de abordar questões relacionadas ao mercado de trabalho e noções básicas de operações de equipamentos marítimos.
Com o tema “Novos Desafios na Margem Equatorial”, o evento tem assinatura do Instituto Ciências do Mar da UFMA.
Um dos destaques será o workshop “Experiências – Mercado de Trabalho – Perspectivas”, ministrado por Ivanilson Luís Alves Fonsêca, da Empresa de Hidrografia e Engenharia, discutirá temáticas recorrentes aos discentes e profissionais da área de Ciências do Mar.

Alteração de nome
Desde o último mês de junho, a alteração de prenome e gênero nas certidões de nascimento ou casamento de transgêneros pode ser feita diretamente nos cartórios do Maranhão, sem a necessidade de autorização judicial.
A medida foi regulamentada pela Corregedoria Geral da Justiça, que autorizou o procedimento mesmo sem a realização de cirurgia de redesignação de sexo ou do uso de tratamentos hormonais.

Alteração de nome 2
Os transgêneros que assim se declararem, maiores de 18 anos completos e capazes, podem requerer pessoalmente aos oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do estado a alteração do prenome e/ou gênero no registro de nascimento ou casamento,
a fim de adequá-los à identidade autopercebida e vivida, sem necessidade de autorização judicial.
O requerimento pode ser protocolado diretamente junto ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais onde está lavrado o registro, ou em qualquer serventia de Registro Civil do Estado, caso em que encaminhará o pedido ao oficial competente, às custas do requerente, pela Central de Informações do Registro Civil.

Beleza masculina
Rapazes residentes em São Luís e nas diversas cidades do interior do Maranhão já podem se inscrever ao Concurso Mister Maranhão Oficial 2019.
As inscrições podem ser feitas pelo Instagram, na página oficial do concurso, ou pelo telefone lá indicado.
O concurso deverá acontecer no mês de setembro, no Teatro João do Vale ou no Praia Mar Hotel. Pelo que se sabe é que já há 17 candidatos inscritos e cada um deles irá representar uma cidade maranhense.

Imposto de Renda
A Receita liberou a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, contemplando as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018.
O crédito bancário para 257.094 contribuintes será realizado hoje, totalizando mais de R$ 667 milhões.
Desse total, cerca de R$ 268,9 milhões são para contribuintes com preferência para o recebimento: 7.677 idosos acima de 80 anos, 45.899 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.742 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

TRIVIAL VARIADO

O artista gráfico Jovelino Furtado apresenta hoje o seu projeto para a confecção das camisetas que serão de uso obrigatório para acesso ao almoço pré-carnavalesco do PH Revista.

A propósito: há mais de dez anos é Jovelino quem assina as camisetas que a Malharia Bege, de Rosamy Belisário, sempre confecciona com muito zelo e correção, sem brechas para fraude.

Em tempo: as camisetas deste ano são inspiradas em motivos da cultura espanhola – das touradas à dança flamenca. É uma deixa, sobretudo para as mulheres capricharem em suas fantasias.
Duas grandes atrações de férias estão sendo realizadas no São Luís Shopping: o Slime, que é a febre do momento, proporciona para a criançada diversão com oficinas, piscina de bolinhas, entre outras brincadeiras, na Praça de Eventos, e
o Anima Kids.

No assunto: o primeiro, de segunda a sábado, de 10h às 22h; e domingo de 12h às 22h. O segundo, nos dias 20 (Show de mágica) e 27 de janeiro (Show da Banda Infantil Curumim Peralta) e 3 de fevereiro (Teatro infantil com a apresentação de princesa) a partir das 16h na Praça de Alimentação do piso 2.

Tática é uma das habilidades mais exigidas na formação dos militares. Quando forem negociar a reforma da Previdência, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já saberá que existe contrariedade com as mudanças, manifestada desde os primeiros dias deste ano. Não partirão do silêncio.

Há evidências de que chega ao fim a fase em que os governos sempre encontravam um culpado para as crises. Por exemplo, o dono do botequim que aumentou o preço da empada que matou o guarda da esquina.

Efeito Jair Bolsonaro: o mercado financeiro tem dado sinais de alívio e otimismo com o Brasil. Neste ano, o real é a moeda que mais se valorizou em relação ao dólar, enquanto a bolsa brasileira ostenta o segundo melhor desempenho global.

DE RELANCE

Chegando no Brasil
No próximo mês, chega às livrarias pela HarperCollins, o livro Só as partes engraçadas, da roteirista americana Nell Scovell, que escreveu para programas como Os Simpsons e Late Night Show with David Letterman, além de ter escrito discursos para autoridades, incluindo Barack Obama, quando era presidente. Na obra, Scovell aborda alguns casos de machismo que sofreu e também a falta de diversidade de gênero nos bastidores de programas famosos dos Estados Unidos.

Aumentam casos de pedofilia
O caso de abuso sexual contra uma menor envolvendo um idoso em São José de Ribamar chocou a população da região metropolitana de São Luís. A criança é mais uma vítima de violência sexual entre os 661 casos registrados no Maranhão em 2018. De acordo com os especialistas, a maioria dos pedófilos costumam participar do convívio familiar da vítima.

Pôr do sol no Espigão
No fim de semana, a pedida para os turistas e moradores da região metropolitana de São Luís é contemplar o pôr do sol no Espigão Costeiro da Península da Ponta d’Areia, que além disso, tem música e brincadeiras para crianças. O museu das embarcações no Forte Santo Antônio da Barra também está atraindo as atenções, principalmente dos turistas.

Renovação nos Estados
Um levantamento da agência e notícias Estado com todas as 27 bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado mostra que apenas seis Estados trocaram menos da metade de seus congressistas em outubro (levando-se em conta apenas os cargos que estavam em disputa). São eles: Piauí, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Nos demais, houve casos em que a renovação ficou em 90%. No Maranhão,
foi de pouco mais de 55%.

Eclipse total da lua
Os habitantes das Américas, de grande parte da Europa e da África ocidental poderão observar um eclipse total da lua em 20 ou 21 de janeiro, dependendo da localização, que será o último do tipo até 2021. Para a América do Norte e do Sul, o eclipse total ocorrerá no início da noite do dia 20 ou início da manhã, enquanto na Europa e na África será visto pouco antes do nascer do sol no dia 21. Mais a leste do planeta, o fenômeno será pouco visível porque será mais dia.

No Carnaval do Rio
Foi divulgada a ocupação média de hotéis no Rio de Janeiro para o Carnaval. Já estão reservados, para o período, 62% dos quartos da cidade, segundo o Sindhotéis Rio. Ano passado, nesta época, as reservas eram de 40%. A maior procura dos turistas nacionais é de paulistas e mineiros. A maioria dos maranhenses se aloja em apartamentos de amigos. Entre os estrangeiros, o maior índice é de sul-americanos e norte-americanos. Promete ser um Carnaval de muito calor, marchinhas políticas e marcha soldado.

No Carnaval do Rio 2
Vários amigos desta coluna já decidiram que vão passar os dias de folia na Cidade Maravilhosa. Ana Lúcia e Amaro Santana Leite aproveitam para dar uma repaginada no seu apartamento em Copacabana. O mesmo farão Marilena e Zeca Belo. Flávia e Nilson Ferraz, Cida e José Aparecido Valadão também estão pretendendo cair no samba carioca com Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem.

Coletes Amarelos em Paris
Os leitores já estão cansados de saber: os “coletes amarelos”, quando se manifestam na França, é sempre nos sábados. Daí que a Dior decidiu antecipar para a próxima sexta-feira, 18 de janeiro, o seu desfile de 2019 em Paris, que estava marcado para sábado 19. O comércio de luxo está assustado. Várias lojas de marcas famosas próximas aos Champs-Elysées foram alvo dos manifestantes. As maranhenses que viajam com pouca grana têm agora uma ótima desculpa para só irem a lojas de departamento.

Para escrever na pedra:
“Se não nos disciplinarmos, o mundo o fará por nos.” De William Feather, escritor e editor norte-americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.