INFESTAÇÃO

Cobras infestam condomínio no Turu

Surgimento dos répteis tem sido frequente nos últimos 30 dias; construtora foi acionada, mas ainda não se manifestou

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]Moradores de pelo menos dois empreendimentos localizados na Rua Projetada, no bairro Turu, têm sido surpreendidos pela invasão de cobras, que, segundo eles, se deve ao aumento da vegetação no entorno dos condomínios. De acordo com o síndico de um dos residenciais, o aparecimento dos animais peçonhentos se deve também à falta de limpeza pública na região e da própria construtora, proprietária de terrenos vizinhos, tomados por matagal.

“A situação tem causado medo e transtornos aos condôminos, impedindo as crianças de descerem para brincar, na área de lazer. Além disso, os apartamentos do térreo têm ficado fechados. Há cerca de um mês, temos nos deparado com cobras na cerca que contorna o muro do residencial”, destacou, preocupado, o síndico Francisco Almeida.

A região onde os condomínios foram construídos, habitada há poucos anos, é cercada por alta vegetação, que acaba sendo o habitat ideal para que os répteis se criem e tenham como direção, corriqueiramente, as residências próximas à área. “A falta de limpeza na área [ao redor dos residenciais] é o que tem ocasionado o aparecimento de cobras. Não há nenhuma limpeza na área dos condomínios”, frisou Almeida.

Na tentativa de sanar o problema, os síndicos dos condomínios resolveram notificar a construtora, informando o estado de abandono dos residenciais, causando, por consequência, insegurança aos moradores, que não têm tido sossego por causa da situação.

“Também estamos participando dessa reivindicação para que os demais condôminos do entorno, não sejam afetados pelo problema. O que queremos é que a construtora venha fazer a manutenção da sua área, que é de sua responsabilidade, e que restabeleça a paz e a tranquilidade de todos da região”, ressaltou a subsíndica de outro condomínio da área, Ana Rita Almeida.

[e-s001]Último registro
Segundo os representantes do condomínio afetado, o último registro ocorreu no último dia 11, quando, ao amanhecer, identificaram uma cobra na cerca, sobre o muro, situação que causou ainda mais espanto aos moradores, pelo tamanho do animal. “Quem nos garante que não tem outros tipos de cobras venenosas na região?”, indagou o Francisco Almeida.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que a ocorrência foi atendida pela equipe no mesmo dia e que capturou a cobra no condomínio. O CBMMA comunicou, ainda, que o aparecimento desses animais é comum no período chuvoso, tendo em vista o alagamento do seu habitat e o deslocamento para espaços próximos, o que pode incluir áreas residenciais.

Por fim, o CBMMA recomenda que, ao encontrar o animal, a população deve ligar para o telefone 193 e solicitar que seja feita a captura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.