PH

Renan usa a cautela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Um dos grupos mais animados reunia os médicos José Aparecido Valadão e José Benedito Buhatem, e o empresário César Bandeira, com o Chef Warwick
Um dos grupos mais animados reunia os médicos José Aparecido Valadão e José Benedito Buhatem, e o empresário César Bandeira, com o Chef Warwick (PH01)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirma que não quer falar sobre a eleição para a presidência do Senado antes do dia 31, alegando que o MDB - como a maior bancada da Casa - deve decidir em conjunto quem será a melhor opção. Mas age como candidato: “Acho que é preciso reinventar a política, diminuir a quantidade de partidos. Não é escola sem partido, é a política com menos partidos” - destaca o alagoano que já presidiu a Casa três vezes. E possui muitos amigos no Maranhão.

Almoço do PH
A designer Cíntia Klamt Motta dedicou suas horas de folga no fim de semana para fazer esboço do que será a ambientação do salão do Palazzo Eventos para o maior acontecimento do período pré-carnavalesco em São Luís: o almoço de confraternização do PH Revista, que será realizado no dia 23 de fevereiro, inspirado no tema “Das touradas ao flamenco, um passeio pela Espanha”.
Por outro lado, Teresa Martins prepara, com o critério e rigor de sempre, a lista dos felizes convidados para a grande ceia da alegria.
Por toda esta semana ela começa a formular os convites. E a entrega das camisetas-convites, que garantem o acesso ao almoço, serão entregues a partir do dia 9 de fevereiro.

Feriados e varejo
As perdas do varejo maranhense com os feriados que cairão em dias úteis devem atingir em 2019 cifras astronômicas, segundo cálculos dos lojistas maranhenses bem antenados.
Os setores mais impactados serão o de supermercados, vestuário, farmácias e móveis e decorações.
É que em 2019 algumas datas cairão em sábados e domingos, e determinados “enforcamentos” de dias úteis deixarão de existir, o que reduz o número de pessoas que viajam.

Feriados e varejo 2
As contas consideram principalmente as perdas de vendas por impulso, que são mais relevantes e eventualmente não se recuperam.
Também levam em conta que as compras planejadas de bens duráveis (como a aquisição de um veículo ou fogão) serão concretizadas, podendo o feriado apenas deslocar a data da aquisição.
De outro lado, ano com menos feriado prolongado significa menor presença turística, também fonte de renda para o setor.

Dinheiro no Fundeb
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) evidentemente não vai gostar, mas o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, determinou a suspensão imediata de todas as decisões judiciais do País que autorizavam municípios a pagarem advogados utilizando verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A decisão de Toffoli atendeu a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Caloteiros festejam
Uma prova de que deputados federais andam em outra órbita foi a apresentação e aprovação de projeto na Câmara dos Deputados que obriga estabelecimentos comerciais a aceitarem cheques.
Como se essa forma de pagamento não estivesse desmoralizada pelo número crescente de caloteiros e estelionatários.
O dicionário se tornou pródigo em identificar os mais variados tipos: cheque voador (bate no banco e volta), peixe (o caixa olha o saldo e nada), Sibéria (é frio), bailarino (quem apresenta no caixa, dança) e caubói (recebe quem saca primeiro).

TRIVIAL VARIADO

Uma das personalidades mais cumprimentadas no domingo foi o empresário e líder político Mauro Fecury. Maranhense por adoção e coração, o acreano completou 78 anos, mas vai comemorar a nova idade no fim do mês, com uma festa no Rio.

A eleição da presidência da Câmara dos Deputados continua como pauta de muitos partidos, inclusive do PCdoB do governador Flávio Dino. A previsão é que a cúpula da legenda se reúna na terça-feira para traçar a estratégia que fará frente ao cotado Rodrigo Maia (DEM).

Levantamento do Instituto Acende Brasil mostra: 47,7 por cento da receita das companhias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país se destinam ao pagamento de tributos.

A manchete que se repete em janeiro no site de notícias da Câmara dos Deputados: “Reforma tributária e foro privilegiado podem voltar a ser analisados a partir de fevereiro”. Quando chega março, dá uma preguiça e Suas Excelências abandonam.

De volta aos lugares da moda, em São Luís, Thatiana e César Bandeira. Eles passaram o réveillon no Casino Estoril, em Lisboa. Na volta, Thatiana foi a São Paulo discutir detalhes da decoração do novo apartamento do casal na capital paulista.

DE RELANCE

Brasileiro e mentira
Em tempos de fake news, o país gosta de acreditar “nela”. Sabe-se que “ela” faz aniversário no dia primeiro de abril. Mas de onde será que vem essa tradição de se plantar pequenas e grandes mentiras no dia primeiro de abril? Será uma tradição essencialmente brasileira ou universal? Quem, lavrando em puro preconceito, achar que a homenagem nasceu por iniciativa de um político, o “rei” da peta e da mistificação, não estará muito longe da verdade.

Brasileiro e mentira 2
Foi o Rei francês Carlos IX quem determinou - bem antes de Gregório XII, o Papa conhecido pelo seu calendário - que o ano de 1564 não começaria mais pelo mês de abril, como até então acontecia. “Abril” vem do Latim (aperire), abrir. Era o mês que inaugurava o ano – “abria”. A partir de Carlos IX, o primeiro do ano foi antecipado em três meses, passando a ser celebrado em janeiro. E o Réveillon de 1565 pela primeira vez “amanheceu” num dia diferente do primeiro de abril.

Mais importantes
O mais importante ministro do novo governo, até agora, veste rosa. Não é um menino. É uma menina. Damares Alves é a campeã em citações, tuites e memes nesses primeiros dias de gestão. Apareceu mais do que qualquer um, pelos motivos errados. Os dois pontos altos dessa jornada rumo ao sucesso foram declarações sobre uma suposta aparição de Jesus em uma goiabeira e outra sobre gêneros - menina veste rosa, menino veste azul.

Mais importantes 2
Só para dar um exemplo, uma busca na internet pelos termos “Jesus na goiabeira” apontou 594 mil resultados. “Fusão Embraer e Boeing”, 233 mil. Há que se respeitar a fé da ministra, bem como suas opiniões. Ela tem todo o direito de vestir seus filhos da cor que quiser. O que ela não pode - e o que não cogitou fazer, até agora - é tentar impor a sua paleta aos filhos dos outros.

Mais importantes 3
Alvo da pegação de pé da galerinha online, dos ressentidos e dos falsos defensores da pluralidade, Damares vem servindo como escudo para seus colegas de governo. Apanha por muitos. Graças aos seus posicionamentos - que são criticáveis, mas legítimos - ocupa espaço que poderia estar sendo usado para análise e para outros temas, até menos favoráveis ao governo.

Mais importantes 4
Damares é, até agora, o bode expiatório da Esplanada dos Ministérios. Mulher e evangélica, é o saco de pancadas dos quem não viram, mas não gostaram. Ela e o chanceler Ernesto Araújo. Para falar sobre ele, aí sim, seriam necessárias mais do que apenas algumas linhas.

Povo vaidoso
O site Booking.com ouviu 21,5 mil viajantes de 29 países. Dos brasileiros, um terço sonha largar tudo e viajar o mundo como um influenciador digital, e admite ter a ambição de usar viagens para iniciar uma carreira no Instagram, Facebook, Twitter e afins.

Povo vaidoso 2
Quase a metade dos brasileiros vê nas viagens oportunidade de ganhar dinheiro, sendo blogueiro ou influenciador digital. Esse lance de vida mansa à beira mar, bebendo água de coco e vendo o dia passar se bronzeando, virou coisa de otário.

Povo enganoso
Cerca de 18% dos viajantes brasileiros já usaram uma foto antiga de viagem anterior como se fosse agora, 14% tiraram foto de um ambiente bonito e fingiram que se hospedaram nele, mas dormiram em outro local, e 10% já fingiram ainda estar de férias, quando já estavam em casa. A pesquisa do Booking também revela que 42% admitem que escolhem acomodação atraente onde possam tirar fotos para as redes sociais…

Para escrever na pedra:
“A embriaguez nada mais é do que uma loucura voluntária”. De Sêneca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.