Mudanças nos vistos

Trump promete facilitar vistos para trabalhadores qualificados

Em meio a impasse orçamentário, presidente americano tenta mostrar que não rejeita todos os imigrantes; em seu governo, obtenção de vistos de trabalho foi dificultada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , disse na sexta-feira ( 11) que está planejando mudanças nos vistos H-1B — concedidos temporariamente a imigrantes altamente qualificados — que simplificariam o processo e aumentariam a possibilidade de os trabalhadores se tornarem cidadãos americanos.

"Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando, o que trará simplicidade e certeza para a sua estadia, incluindo um caminho potencial para a cidadania. Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA", disse Trump em um tuíte no início da manhã.

O republicano Trump e os democratas no Congresso estão em um impasse que impediu a aprovação do Orçamento de 2019. Sem verbas, o governo federal está semiparalisado há 21 dias, e 800 mil servidores não recebem salários.

O impasse se deve à recusa da oposição democrata de aprovar os US$ 5,6 bilhões que Trump pede para a construção de um muro de concreto nos 3.200 quilômetros da fronteira dos Estados Unidos com o México, que já tem barreiras, em geral de aço, em parte de sua extensão.

Ao mesmo tempo em que frequentemente retrata imigrantes sem documentados e requerentes de asilo que tentam entrar no país pela fronteira como do México como criminosos e terroristas, Trump costuma elogiar aqueles que solicitam vistos H-1B, que devem ter pelo menos diploma universitário.

A concorrência é grande para os vistos temporários. Em 2018, os Estados Unidos atingiram o limite do número de vistos H-1B que poderiam emitir em todo o ano, 65 mil, na primeira semana de abril, segundo o Departamento de Segurança Interna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.