Artigo

Livro: crimes tributários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

O livro “Crimes Tributários” é de autoria do professor e juiz federal dr. Roberto Carvalho Veloso, editado pela Editora Quartier Latin do Brasil. Trata-se, portanto, de uma obra de conteúdo técnico e científico e que deve ser lida repetidas vezes pelos operadores do Direito e por todos os alunos e por todas as alunas do Curso de Direito.

O juiz federal, dr. Roberto Carvalho Veloso, é doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão e professor de Pós-Graduação da Universidade-Ceuma.

Ele sempre se dedicou ao Direito e à Justiça e para isso utilizou a sua própria inteligência, e a sua imensa cultura. É digno do respeito e da admiração das pessoas. Ele sempre soube viver e crescer amparado na legalidade, aplicando o Direito de forma correta, objetivando a concretização da Justiça a fim de que a paz seja possível e exista no meio social.

A sua grandeza moral, intelectual, sabedoria imensa, sempre foi assim revelada nas suas aulas e nas suas decisões de juiz federal. Ele é, assim, hoje, reconhecido e aplaudido no Brasil e, em especial, no Maranhão.

Referindo-se ao livro, acima citado, o dr. Marco Aurélio Florêncio Filho, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade Coimbra, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), e advogado, afirma: “O objeto de investigação da presente obra é a inexigibilidade de conduta diversa e sua aplicação nos crimes contra a ordem Tributária.”

O professor Roberto Carvalho Veloso segue a vida ensinando para muitas gerações e desse modo revelando a grandeza e a importância do Direito e da Justiça na concretização da paz em benefício do povo.

Eu sempre digo que o livro é a excelente fonte para o engrandecimento do saber, Por isso, ele merece sempre estar sob os olhares de todos os leitores no mundo.

Há nesse livro várias aulas do seu autor sobre a responsabilidade penal nos crimes contra a ordem Tributária e sobre o desenvolvimento dogmático do Direito Penal Tributário como espécie do Direito Penal Econômico.

Estão bem ensinadas, focalizadas, portanto, no citado livro, a culpabilidade nos crimes contra a ordem Tributário e a inexigibilidade de conduta diversa e a sua aplicação nos crimes contra a ordem Tributária. Todas essas referências expressam realidades que devem ser focalizadas de forma correta e adequada.

Assim, estão nesse livro a certeza do que se deve aprender para melhor viver diante do Direito e da Justiça no Brasil inteiro.

O livro, acima mencionado, nos revela essa realidade e deixa nos seus leitores convite para que a sua leitura seja repetida.

O dr. Roberto Carvalho Veloso é um jurista digno do respeito e admiração das pessoas que sabem viver sem agredir ou lesar a vida de ninguém. Escrever um certo livro é muito difícil e por isso o seu autor merece elogios, aplausos, em especial, dos que sabem ler e escrever.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.