Carnaval 2019

Festa à fantasia pelas ruas do Centro Histórico

Bloco tradicional Os Foliões realizam neste domingo, a partir das 15h, seu tradicional Dia do Caçador, dando início ao pré-Carnaval da agremiação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Bloco tradicional Os Foliões iniciam a Folia de Momo com cortejo canavalesco
Bloco tradicional Os Foliões iniciam a Folia de Momo com cortejo canavalesco (Os Foliões)

SÃO LUÍS - O Dia do Caçador marca a primeira saída oficial do bloco tradicional Os Foliões no pré-Carnaval de São Luís. É neste dia que a agremiação vai às ruas à caça de novas aventuras, alegrias e folias em um grande baile à fantasia que percorre as ruas do Centro Histórico da capital. O cortejo ocorre neste domingo (13), a partir das 15h, com concentração na casa de cultura Mestre Walmir (Rua Cândido Ribeiro).

O Dia do Caçador 2019 traz como tema “Os Mosqueteiros da Folia”, uma alusão aos célebres heróis da história francesa, ícones da literatura universal e que também apareceram nas aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo, que é tema do bloco para este ano. Além de apresentar uma mostra do que está preparando para o Carnaval 2019, o bloco aproveita o evento deste domingo para comemorar a conquista de dois prêmios: o Culturas Populares, concedido pelo Ministério da Cultura; e o Troféu Excelência e Qualidade Cultural do Brasil, entregue pela Associação Brasileia de Liderança (Braslíder).

Antes de sair em cortejo pela Rua Cândido Ribeiro, passando pelo Largo de São Tiago, Rua do Passeio, Belira, Vila Bessa e Praça da Saudade, com visita à sede do bloco Os Feras e descida para a Madre Deus, a agremiação receberá, às 16h, uma bênção com Padre Haroldo e presta homenagem aos padrinhos e aos aniversariantes do grupo. “O Dia do Caçador é a primeira saída oficial de rua do bloco Os Foliões no ano. O evento foi assim nomeado pelo fundador do bloco, o saudoso Mestre Walmir Moraes Corrêa. Trata-se, também, de uma homenagem especial não só à memória de mestre Walmir mas também de seu Diniz, querido diretor do bloco falecido ano passado”, pontua o coordenador de eventos e projetos e diretor de imprensa de Os Foliões, Willian Moraes Corrêa.

Tradicionalmente, os participantes do Dia do Caçador usam fantasias para desfilarem pelas ruas do Centro Histórico. Para isto, o bloco vende as indumentárias para a festa, mas existe também a opção para quem quiser montar a sua e, aí, o que vale é unir a criatividade e a vontade de se divertir. Tudo embalado por um repertório composto pela agremiação em mais de 42 anos de existência e ainda novas músicas, toadas de bumba meu boi e boi bumbá (este último foi tema do Carnaval 2018) e também clássicos da folia de Momo maranhense.

Carnaval 2019
Para disputar o título de campeão do Carnaval de Passarela de São Luís este ano, Os Foliões apostam em uma viagem pelo universo encantado do escritor Monteiro Lobato, um dos maiores da literatura infantojuvenil do Brasil. Com o tema “A turma do sítio apronta e Os Foliões fazem de conta”, o bloco homenageará a obra do escritor em um passeio pelas aventuras dos personagens que integram o imaginário de gerações.

O tema é assinado pelo designer Fábio Moraes, o Fábio Perfecc e pelo jornalista Joel Jacinto. A fantasia é de Cássio de Jesus e o samba, de Luzian Filho e Josias Neto, sendo interpretado por Tunay Moura e Coracinha, nas vozes principais. O bloco deve desfilar com 150 componentes fantasiados nos dias oficiais de Carnaval e também no desfile de passarela. l

Serviço

O quê

Dia do Caçador do bloco tradicional Os Foliões

Quando

Neste domingo, a partir das 15h

Onde

Concentração na casa de cultura Mestre Walmir (Rua Cândido Ribeiro, Centro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.