Picada

Em 2018, Brasil teve mais de 140 mil acidentes com escorpiões

O verão é o período de maior risco para aparecimento do animal, segundo o Ministério da Saúde, que publicou alerta na sexta (11); o número representa um aumento de 16 mil ocorrências em relação ao ano anterior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Escorpião amarelo tem picada dolorida, que pode levar à morte
Escorpião amarelo tem picada dolorida, que pode levar à morte (Agência Brasil)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde registrou, no ano passado, 141,4 mil acidentes com escorpiões, segundo nota divulgada na sexta-feira (11). O número representa um aumento de 16 mil ocorrências em relação ao ano anterior, e um crescimento de quase 50 mil em relação a 2016. Os dados referentes a 2018 ainda são preliminares.

Em 2016, 115 pessoas morreram por conta de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 88 vítimas fatais. A pasta ainda não tem o levantamento sobre mortes no ano passado porque esse número só é calculado dois anos depois do ano de referência.

O clima úmido e quente do verão contribui para o aparecimento desses animais, que se escondem em esgotos e entulhos. Locais com acúmulo de lixo também costumam trazer riscos, pois o escorpião se alimenta de baratas — que são atraídas pelos resíduos.

Trabalhadores da construção civil, madeireiras, transportadoras ou distribuidoras de hortaliças, legumes e frutas são considerados grupos de risco, assim como crianças. Abaixo dos 7 anos de idade, os pequenos também correm mais risco de ter sintomas longe do local da picada — por isso é necessário socorrê-las o mais rápido possível.

O que fazer ?

O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan recomendam ir, imediatamente, ao local de atendimento mais próximo. Outras medidas que também podem ser adotadas: a pessoa que foi picada deve ficar em posição deitada e permanecer calma; lavar o local da picada com água e sabão ajuda, mas só se isso não for atrasar o atendimento médico; mantenha o local da picada elevado; dê água à vítima.

Em caso de acidentes leves — que, segundo o Ministério da Saúde, são 87% das ocorrências — não é necessário aplicar antídoto, mas só o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação.

Mais

Confira dicas de como evitar acidentes com escorpiões:

- Use telas em ralos no chão, pias e tanques;
- Procure vedar possíveis frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas;
- Afaste camas e berços das paredes;
- Faça uma checagem em roupas e sapatos antes de vestir ou calçar, para se certificar de que nenhum inseto entrou;
- Mantenha jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico;
- Guarde o lixo da casa em sacos bem fechados, pois os resíduos podem atrair baratas, que servem de alimento para o escorpião;
- Mantenha a grama aparada;
- Evite colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos;
- Use luvas e botas para manusear entulho e materiais de construção, por exemplo;
- Se morar em área rural, procure preservar os predadores dos escorpiões: lagartos, sapos, e aves noturnas, como as corujas;
- Evite usar pesticidas, pois eles não têm eficácia comprovada para controlar o animal em ambientes urbanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.