ARMADILHA

Bandeirinhas da copa sinalizam perigo no Maranhão Novo

Buraco, com cerca de dois metros de extensão, é resultado de obra inacabada da Caema; recapeamento é reivindicado pela população da região

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - Coberta por entulho e rodeada de bandeirolas verdes e amarelas. É desta forma que se encontra uma obra inacabada da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) que tem causado aborrecimentos a moradores e frequentadores do bairro Maranhão Novo. Após a realização de serviços para solucionar problemas no sistema de esgoto na Avenida Martins Pena, não houve recapeamento da área escavada, criando uma verdadeira armadilha para motoristas que trafegam pela via. Para minimizar o problema, a população buscou, à sua maneira, tapar o buraco e sinalizar o espaço, mas teme que o transtorno torne-se ainda maior durante o período chuvoso.

A situação é recorrente. De acordo com a comunidade, o buraco foi aberto pela primeira vez há cerca de quatro anos, quando o sistema de esgoto, já sobrecarregado, rompeu e acabou inundando residências e gerando prejuízos aos moradores. Há aproximadamente seis meses o serviço foi repetido e a dor de cabeça não parou por aí. Por estar em uma área baixa do bairro, o espaço – que já ocupa metade da avenida – onde o serviço foi feito, acumula a água que escoa das demais ruas nos dias de chuva, encobrindo totalmente o buraco.

“Foi por isso que eu e outro morador nos juntamos e decidimos enfeitar esse buraco, que nem buraco é mais. É uma cratera. Para evitar que algo grave aconteça – porque quando chove, ninguém vê o que é rua o que não é – nós colocamos as bandeiras. Se eu pudesse, sairia colocando em todo o bairro, porque em cada lugar que a Caema faz um serviço, fica o buraco e essa situação não é só aqui, é na cidade inteira”, contou o comerciante Antônio José Barros, responsável pela sinalização.

Ainda de acordo com o morador, a Caema e foi procurada por diversas vezes, mas a situação persiste sem perspectiva de mudança. “Uma hora a gente cansa de reclamar”, lamentou. Por fim, O Estado manteve contato com o Governo do Maranhão que, por meio de nota, comunicou que “enviará equipe ao local para averiguar a situação e resolver o que for de sua competência”, mas não informou o prazo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.