Música

Rock in Rio celebra 34 anos e anuncia novidade para próxima edição

A Cidade do Rock ganhará vida em setembro e outubro deste ano com cinco novas atrações, como a Rota 85 que promete fazer o público viajar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A banda Sepultura é uma das atrações confirmadas para a próxima edição do evento que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro
A banda Sepultura é uma das atrações confirmadas para a próxima edição do evento que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro (Sepultura)

RIO — O Rock in Rio completa 34 anos nesta sexta-feira, dia 11. Desde sua primeira e icônica edição em 1985, o maior festival de música e entretenimento do mundo vem construindo uma história de sucesso, no Brasil e no mundo, e encantando o público em todas as cidades que passa. Em 2019 não será diferente: o primeiro anúncio do ano é de uma nova área - a Rota 85, um espaço dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais. Com uma cenografia inspirada na icônica Route 66, que cruza oito estados americanos, esta nova área promete um cenário vintage com pontos de entretenimento, como uma borracharia, um bar com mobília destes 34 anos de evento, um posto de gasolina e muitos outros atrativos. Além disso, a tradicional capela do Rock in Rio estará localizada neste espaço, fazendo uma alusão aos famosos casamentos de Las Vegas, cidade inclusive que o Rock in Rio já esteve presente. Em 2019 o festival acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Vamos surpreender mais uma vez. São 34 anos de história e quem nos ajuda a construir diariamente esta marca no Brasil e no mundo é o nosso público, que vibra com cada novidade, espaço e artista. Queremos que a festa seja impactante e em grande estilo, por isso a cada edição trazemos novos conteúdos. Podem se preparar, pois se já éramos grandes, estaremos maiores ainda”, garante Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

Mais uma vez o Rock in Rio trará tantas experiências que os visitantes precisarão de mais de um dia para conhecer todas as atrações. Por isso, a Cidade do Rock vai funcionar por mais de 12 horas diariamente, abrindo sempre às 14h. Muitas novidades serão anunciadas em breve e o público pode aguardar por conteúdos dos mais diversos, além de todo o cartaz do evento.

Faltando apenas oito meses para o festival, o line up de três, dos sete dias, já foi anunciado. Para o Palco Mundo, o esperado retorno do Dia do Metal terá Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura. Ainda no Palco Mundo, irão se apresentar grandes nomes da música como P!nk, Black Eyed Peas, Anitta, Muse, Imagine Dragons, Nickelback e Os Paralamas do Sucesso. No Palco Sunset, espaço consagrado que recebe todos os dias encontros especiais entre artistas, estão confirmados Seal, Jessie J, Slayer, Anthrax, Torture Squad e Claustrofobia, que convidam Chuck Billy, Nervosa + convidado e Charlie Puth. Já o Espaço Favela, mais uma novidade do evento, dará voz aos talentos descobertos nas comunidades do Rio de Janeiro, como a banda Canto Cego, Tuany Zanini, o pianista Jonathan Ferr e a dupla de funkeiros Cidinho e Doca.

O Rock in Rio colocou o Brasil no circuito do show business internacional e desde então coleciona números gigantescos — 19 edições em países como Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, 9,5 milhões de pessoas na plateia das cidades do rock e 2.038 artistas escalados.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 e com 34 anos de vida, é parte relevante da história da música mundial. O evento já soma 19 edições, 112 dias e 2.038 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 9,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock. Nas redes sociais, os números da edição de 2017 são bem impactantes. São 143 milhões de pessoas alcançadas por conversas espontâneas sobre o Rock in Rio e 41,9 milhões de visualizações de vídeos nas redes do festival somente durante os dias de evento.

Nascido no Rio de Janeiro, o evento conquistou não só o Brasil como, também, Portugal, Espanha e Estados Unidos, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos.

Muito mais que um evento de música, o Rock in Rio pauta-se também por ser um evento responsável e sustentável. Em 2001, por meio do projeto social “Por um mundo melhor”, assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, o Rock in Rio recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor, como a criação de 212,5 mil empregos diretos e indiretos no total das 19 edições, e mais de R$ 100 milhões investidos em causas socioambientais e a construção de um legado positivo para as cidades onde o evento é realizado. Em 2016, foi anunciado o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, presente nas edições do festival até 2019 em todos os países onde o evento é realizado. Com o projeto, já foram angariadas mais de 73 milhões de árvores por meio de doações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.