Emenda

Parlamento britânico aprova exigência de ''plano B'' para o Brexit

Antes, esse prazo era de 21 dias. Não está claro o que pode acontecer caso o acordo do Brexit seja rejeitado no Parlamento na semana que vem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Premiê Theresa May participou ontem de sessão na Câmara dos Comuns, em Londres
Premiê Theresa May participou ontem de sessão na Câmara dos Comuns, em Londres (AFP)

LONDRES - O Parlamento britânico aprovou ontem uma emenda que obriga o governo da premiê Theresa May a apresentar, em um prazo de três dias, um "plano B" para o Brexit caso o acordo com a União Europeia não seja aprovado na votação da próxima terça-feira (15). Antes, esse prazo era de 21 dias. A emenda foi aprovada por 308 votos a favor e 297 contrários.

Brexit é como é chamado o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Na terça, o Parlamento do britânico vai votar o acordo que Theresa May negociou com representantes dos países europeus. Mas a maioria dos deputados é contrária ao texto, que enfrenta resistência mesmo dentro do partido da premiê, o Conservador. Não está claro o que pode acontecer caso o documento seja rejeitado.

Entre os pontos mais controversos, está a questão da fronteira da Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) com a República da Irlanda (que é independente e integrante da União Europeia).

Embora nem UE nem governo britânico queiram fechar a fronteira, a falta de um consenso levaria a região a um impasse porque República da Irlanda e Reino Unido passariam a ter regras alfandegárias e migratórias diferentes.

Sem acordo

Caso o acordo do Brexit não seja aprovado no Parlamento na semana que vem, em tese o Reino Unido sai da UE sem um acordo. Está previsto em lei que isso ocorra às 23h do dia 29 de março (horário de Londres).

Eventualmente, caso todos os 28 membros da União Europeia concordem, essa data poder ser estendida. Outra possibilidade é que May tente aprovar o acordo no Parlamento mais uma vez. Uma outra hipótese, menos provável, seria uma novo referendo sobre o Brexit. Aí, haveria a possibilidade de a saída do Reino Unido da UE sequer acontecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.