aniversário

Terminal de Ponta da Madeira comemora 33 anos

Operado pela Vale, terminal, localizado em São Luís, conta com três píeres e cinco berços de atracação; nele, atracam os maiores navios do mundo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Navio de bandeira brasileira Docepolo foi o primeiro a atracar no terminal
Navio de bandeira brasileira Docepolo foi o primeiro a atracar no terminal

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) completa 33 anos de operação este mês. Considerado o maior porto privado em movimentação de carga do país, já movimentou ao longo deste tempo mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro. Operado pela Vale, o terminal conta hoje com três píeres e cinco berços de atracação. Nele, atracam os maiores navios do mundo, com capacidade para carregar até 400 mil toneladas.

O píer IV, por exemplo, tem uma das maiores profundidades entre os portos, com 24 metros (fora a variação da maré). Por sofrer grande incidência das correntes de marés, o píer conta com cabos de terra que auxiliam na amarração dos navios nos berços. O sistema permite às gigantescas embarcações operarem sem restrição.

E essa é uma história que começou em janeiro de 1986, com a conclusão do primeiro carregamento de minério de ferro, quando o navio de bandeira brasileira Docepolo foi carregado com 127 mil toneladas. Naquele ano foram embarcadas 11 milhões de toneladas pelo terminal.

Um ano depois, também no mês de janeiro, foi registrada a primeira atracação do navio Berge Stahl em Ponta da Madeira, na época o maior mineraleiro do mundo. Em março de 1994, foi inaugurado do Píer II, com o carregamento do navio de bandeira de Comoros, Anangel Splendour.

Em junho de 2004, portanto 10 anos depois, Ponta da Madeira teve o primeiro carregamento realizado no Píer III, no navio Panamenho Hua Shan Hai, com destino à França. E em 2007, o terminal privativo da Vale alcança o marco de 1 bilhão de toneladas movimentadas desde o início de sua operação.

Navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer IV
Navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer IV

Valemax

A partir de maio de 2011, Ponta da Madeira entra na era do Valemax, tendo recebido o Vale Brasil, primeiro navio nessa categoria, para o carregamento de 391 mil toneladas de minério de ferro com destino à China.

Ponta da Madeira continuou em ritmo de expansão, e em agosto de 2013 foram realizados os primeiros carregamentos no Píer IV, com a atração do navio Shagang Giant que carregou 284 mil toneladas, com destino à China. No mesmo mês, o navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer, sendo carregado com 396 mil toneladas.

Em dezembro de 2014, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira se torna o maior porto privado do Brasil em volume de carga movimentada, fechando o ano com 112 milhões de toneladas embarcadas. Com o fim das obras de expansão, o Terminal de Ponta da Madeira atinge a capacidade de embarque de 230 milhões de toneladas de minério.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.