Injúria racial

Meteorologista de Nova York é demitido por dizer palavra ofensiva

Jeremy Kappell se defendeu e disse que houve ''problema de pronúncia'', mas canal de TV manteve a demissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Jeremy Kappell, meteorologista norte-americano, foi demitido
Jeremy Kappell, meteorologista norte-americano, foi demitido (Reuters)

NOVA YORK - Um meteorologista de Nova York, nos Estados Unidos, foi demitido pela acusação de cometer uma injúria racial durante previsão no tempo no ar, ao vivo, na televisão norte-americana. Na segunda-feira (7), ele se defendeu e disse que houve um problema de pronúncia, que tentou corrigir rapidamente.

Durante a previsão do tempo do canal WHEC-TV na sexta-feira, Jeremy Kappell foi ouvido se referindo ao "Parque Martin Luther 'Coon' King Jr", segundo vídeo que circulou online. "Coon" é um termo racista usado para discriminar pessoas negras.

Kappell, que é branco, disse em vídeo publicado online que estava falando rápido e percebeu que havia misturado "algumas palavras" no nome do líder do movimento de direitos civis de afroamericanos, Dr. Martin Luther King Jr, e por isso se corrigiu. Ele chamou King de "grande homem" e disse não ter cometido uma ofensa racial.

À medida que o vídeo do acontecimento circulou durante o final de semana, a prefeita de Rochester, Lovely Warren, que é negra, denunciou o que disse ser o uso de uma “injúria racial” e exigiu em comunicado que Kappell fosse punido.

A emissora demitiu Kappell depois de domingo. "Eu peço desculpas por ter transmitido uma injúria racial”, disse em comunicado Richard Reingold, vice-presidente e diretor geral da emissora, afirmando que a transmissão da palavra "me desaponta e me enoja".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.