Fica

Kátia Bogéa permanece no Iphan, afirma site

Diretora nacional do órgão foi mantida no posto pelo ministo Osmar Terra (MDB), da Cidadania

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Kátia Bogéa foi superintendente do Iphan no Maranhão por 12 anos
Kátia Bogéa foi superintendente do Iphan no Maranhão por 12 anos (kátia bogéa)

O ministro da Cidadania do governo jair Bolsonaro (PSL), Osmar Terra (MDB), decidiu manter Kátia Bogéa na presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A informação foi divulgada ontem pelo site O Antagonista. Kátia está no posto desde 2016, depois de haver sido superintendente do órgão no Maranhão por 12 anos.

Na direção nacional do Iphan, ela atuou em recente parceria com a Prefeitura de São Luís pela revitalização do chamado Complexo Deodoro, que compõe as praças Deodoro e do Pantheon.
Nascida em Lagarto (SE), Bogéa é graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e especialista em historiografia Brasileira e Regional pela Universidade de São Paulo (1988).

Desde novembro de 1979 radicou-se no Maranhão, atuando exclusivamente em atividades na área do patrimônio cultural, ao entrar como estagiária em 1980 na recém-criada Superintendência Regional do Iphan, onde dedicou a sua vida profissional à pesquisa do patrimônio maranhense e ao trabalho de preservação e proteção do Centro Histórico de São Luís e Alcântara. Ocupou o cargo de Superintendente do Iphan no Maranhão no período de 2003 a 2015.

Durante sua gestão, juntamente com a equipe técnica da instituição, articulou o PAC Cidades Históricas junto à Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.