Editorial

Voltando à realidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

2019 chegou com seus gastos sazonais. Isso mesmo: para muitos, a alegria das festas de fim ano deu lugar, agora, ao pagamento do IPVA e material escolar, por exemplo. Os sonhos começam a se tornar “realidade” com os gastos e comprometimentos financeiros do decorrer do ano.

Calma! Nada de desespero. 2019 promete muito em termos de gastos. Estamos às portas do Carnaval que, com certeza, remete a gastos. E fica a pergunta: como, então, o consumidor deve enfrentar esses momentos?

O consultor financeiro Reinaldo Domingos diz que a conta é simples. Não basta apenas olhar as dívidas contraídas no ano anterior, mas fazer um diagnóstico o mais rápido possível. E vai a dica: “Em janeiro, de preferência, sente com toda a família e defina seus objetivos. Observe que objetivos são os sonhos que os membros da família desejam realizar. Um carro novo, uma viagem ao exterior, mudar de casa. Seja qual for o objetivo, ele precisa ser definido nesse momento, para que haja um comprometimento geral da família”.

Ele sugere que seja colocado em um papel tudo o que vai entrar e o que vai sair ao longo do ano. Para os próximos 12 meses coloque todas as dívidas que você já assumiu: os carnês, as parcelas do IPVA, do IPTU, do cartão de crédito e todas as demais parcelas de pagamentos que permitiram que você tivesse a festa de Natal e de Réveillon no fim do ano passado, inclusive as que permitiram que você presenteasse como presenteou seus amigos e parentes. Depois de colocar toda a renda comprometida, estime o quanto você vai gastar nas principais datas comemorativas do ano: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados.

Com esses números anotados em uma agenda, você consegue somar, mensalmente, quase tudo o que vai sair: compromissos assumidos (dívidas) mais os gastos que terá com as datas comemorativas e o quanto precisa para conquistar seu sonho. É importante também reservar por mês uma parte do salário para as despesas eventuais, ou seja, aqueles gastos que você não pode prever, como um tratamento de saúde não coberto pelo plano ou um equipamento essencial que quebrou.

O consultor sugere uma reserva de 5% a 10% da renda mensal para esse fim. Com todos esses elementos definidos, anotados, somados e, por fim, subtraídos da renda mensal, você obtém o valor que “sobra”. É com esse valor que você vai pagar suas despesas mensais, ou seja, é o valor que vai definir o seu padrão de vida. O diagnóstico financeiro é importante justamente para saber o quanto você vai precisar poupar, por conta dos gastos extras ocorridos no final do ano passado. Você pode descobrir que a situação estará complicada por pouco tempo e, reduzindo os gastos agora, rapidamente voltará a uma situação mais tranquila.

Pois é, diante das incertezas financeiras e da não concretização do sonho de ficar milionário com o prêmio da Mega da Virada voltamos à realidade. Muitos dias nos esperam recheados de alegrias e tristezas. É a realidade, não tem como fugir.

Torcendo também para que neste novo ano todos - maranhenses e brasileiros - tenhamos equilíbrio e serenidade para traçar nossas metas e concluir os nossos objetivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.