Financiamento

Pressionando por muro, Trump visitará fronteira com o México

Presidente dos EUA tenta pressionar o Congresso a aprovar o financiamento de um muro na região; a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, democrata que assumiu o posto neste ano, chamou o projeto de muro na fronteira de "imoral"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Donald Trump fala novamente sobre muro durante coletiva na Casa Branca
Donald Trump fala novamente sobre muro durante coletiva na Casa Branca (Reuters)

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Donald Trump , planeja visitar a fronteira com o México na próxima quinta-feira, anunciou ontem a Casa Branca. O republicano tenta pressionar o Congresso a aprovar o financiamento de um muro na região, com o objetivo de frear a entrada de migrantes no território americano a partir dos estados sulistas.

Será a primeira vez que ele deixará Washington desde que, há 16 dias, o governo entrou em paralisação parcial em decorrência da falta de acordo sobre o Orçamento de 2019. Democratas resistem a aprovar o financiamento da construção bilionária prometida pelo presidente.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, democrata que assumiu o posto neste ano, chamou o projeto de muro na fronteira de "imoral". Trump diz que a construção é necessária para impedir a entrada não autorizada pelas autoridades americanas de imigrantes latino-americanos. O tema é um dos principais na sua mira desde a sua campanha presidencial em 2016.

Nesta semana, os deputados voltaram a Washington depois do recesso de fim de ano. Os democratas assumiram a maioria da Câmara dos Representantes — conquistada nas eleições legislativas de 2018 —, e foram aprovadas leis que permitem a reabertura de todas as agências do governos que estavam paradas por conta da paralisação (o chamadoshutdown ).

A Casa Branca não forneceu detalhes da viagem de Trump, mas é provável que, na visita, ele reforce o argumento de que a migração é um tema de segurança nacional e, portanto, é necessário construir o muro. Segundo a porta-voz do governo, Sarah Sanders, o presidente viajará para se encontrar com as pessoas "na linha de frente da crise humanitária e de segurança nacional".

Trump em seu discurso busca conectar o terrorismo e o crime organizado à imigração, sem fornecer provas de que há ligação entre estes fenômenos, como justificativa para o seu muro. Os democratas dizem que a obra é cara e ineficiente, além de ser contrária aos valores americanos. O preço da construção é estimado em US$5,6 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.