Exposição

Inspirados por grandes artistas

Exposição “Reler Perfis” reúne telas pintadas por estudantes da rede pública e fica em cartaz até esta quinta, 10, na Galeria Trapiche

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Exposição "Reler Perfis" traz telas inspiradas em artistas renomados
Exposição "Reler Perfis" traz telas inspiradas em artistas renomados (Exposição Reler Perfis)

SÃO LUÍS - Os artistas Frida Kahlo, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh, René Magritte e Pablo Picasso inspiraram alunos a rede pública de São Luís que montaram a exposição “Reler Perfis”, em cartaz até esta quinta-feira, 10, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A mostra, que tem visitação das 14h às 19h, traz 27 telas pintadas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, localizado no bairro São Cristóvão e é resultado do projeto de mesmo nome implantado há três anos na unidade de ensino.

Para pintar as telas, os alunos partiram do aprendizado de conteúdos sobre arte e também estudaram as biografias dos artistas Frida Kahlo, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh, René Magritte e Pablo Picasso, envolvendo aulas expositivas e dialogadas, atividades de pesquisa e práticas de desenho e pintura.

Além disto, os alunos visualizaram imagens de pinturas destes cinco artistas e reuniram-se em grupos. Cada grupo definiu um artista a ser trabalhado, traçando seu perfil estilístico e estético para uma releitura que resultou na exposição coletiva. A mostra traz telas de 90 cm x 60 cm, em guache sobre papel 40kg e após ser exibida na Galeria Trapiche circulará em exibições itinerantes por escolas da rede pública.

Cada uma das 27 telas foi pintada por uma dupla de alunos. As estudantes Débora Alves e Ana Beatriz Pereira, ambas com 12 anos, confeccionaram uma tela baseada em elementos artísticos presentes nas obras de Pablo Picasso. "Nunca tinha pintado um quadro. A experiência foi muito boa porque a professora deu aula e apresentou vídeos, me ajudando a compreender melhor o assunto", diz Débora Alves.

Esta é a terceira edição do projeto “Reler Perfis”. A primeira ocorreu em 2015 e apresentou releituras de pinturas utilizando a como técnica a fotografia. Em 2016, a segunda edição abordou a forma como o negro era retratado na história da arte. A mostra tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Associação Maranhense de Arte-educadores e Casa das Molduras.

Serviço

O quê

Exposição “Reler Perfis”

Quando

Até esta quinta, 10

Onde

Galeria Trapiche Santo Ângelo – Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.