Livro

A escritura forte e significativa de Lucas Baldez

Contista e romancista maranhense lança, pela Chiado Books, o livro “Amargo sabor da vitória” que amplia a linha de sua notável temática literária a favor dos desvalidos

Arlete Nogueira da Cruz / Especial para o Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O escritor Lucas Baldez lança o livro “Amargo sabor da vitória"
O escritor Lucas Baldez lança o livro “Amargo sabor da vitória" (O escritor Lucas Baldez )

SÃO LUÍS- Há alguns anos deparei-me com a escritura forte e significativa de Lucas Baldez, contista e romancista maranhense dotado de uma incisiva linguagem que busca considerar e mostrar, preferencialmente, problemas em torno dos mais pobres com um notável conhecimento de causa, como observa Waldemiro Viana, outro grande escritor maranhense, na apresentação que faz do último trabalho de Baldez, este “Amargo sabor da vitória”.

Autor, entre outros livros, do importante “A outra face da ilha”, já mostrando o excelente escritor que é, lança agora “Amargo sabor da vitória” que amplia a linha de sua notável temática literária a favor dos desvalidos. Livro com um acabamento editorial muito atraente, feito em Portugal pela Chiado Books, Lucas Baldez retorna com as suas histórias arrancadas do fundo poço de nossas pobres camadas sociais vivenciando o mais trágico desamparo a que são entregues.

A paisagem, a ambiência, o relacionamento existente em todos estes contos, encontram-se nos bairros da nossa periferia, onde a ausência de um amparo, mínimo que seja, é notório. As relações entre os personagens são todas consequências do conflito social e psicológico dessa absurda falta de assistência. Mas podemos observar aqui e ali sinais de uma bendita solidariedade vicejando, como vimos no notável conto “Sobre chuvas de verão”, conto não, depoimento acerca de uma dolorosa realidade que acaba por mostrar a existência ali da grandeza humana dentro de uma opção que se impõe a favor da fraternidade.

Grande parte destes contos são excelentes e verdadeiras crônicas sobre os mais pobres bairros de São Luís, retratos de uma miséria e de um drama existencial que precisam ser revelados, como faz Baldez, com pinceladas de amor e misericórdia a favor dessa parcela que se mantém silenciosa diante da cruel indiferença, mas que se nutre às vezes e ainda de uma esperança redentora.

Mais uma vez, Lucas Baldez volta com sua escritura prenhe de indignação e como denúncia contra tal estado de coisas sempre a manter parte de nossos companheiros de vida no limbo de uma situação absolutamente injusta. Baldez é seguro nos diálogos entre os seus personagens, preciso, guardando a atmosfera de dor dessa parcela mantida refém de uma brutal e revoltante indiferença.

*Arlete Nogueira da Cruz é escritora

Saiba Mais

Perfil

Lucas Evangelista Baldez Filho é natural de São Luís, onde nasceu em 6 de julho de 1941. É graduado em Química Industrial pela Escola Superior de Química da Universidade do Pará e pós-graduado em Química Sanitária na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É autor do conto “O torcedor”, com o qual venceu o prêmio Graça Aranha de Contos do concurso Artístico e Literário da Cidade de São Luís, da Prefeitura de São Luís. É autor dos livros “A outra face da ilha”; “Um homem dentro da noite”; “O estranho caso de Inditoso Francisco Sotero”; e “Viagem ao mundo da imaginação”.

Trecho do livro

Quando Gerônio chegou ao Nhozinho Santos milhares de pessoas se comprimiam em frente aos portões do estádio. O sol era escaldante, os torcedores, porém, indiferentes, afluíam de todos os cantos da cidade na esperança de encontrar lugar no já lotado estádio.

Suspirou resignado e cuidou de entrar numa das filas, sabendo que, na boca da bilheteria, seria espremido por um empurra-empurra incontrolável; e que teria de suportar o mau humor e o grito de torcedores exaltados. Mas estava disposto a tudo para assistir ao clássico do futebol Sampaio Corrêa versus Moto Clube, final do campeonato maranhense, que os jornais denominaram “A Batalha do Século”, um clichê já muito gasto, diga-se de passagem, que, se de um lado demonstrava falta de imaginação da imprensa desportiva, por outro, provava que fórmulas surradas como estas ainda motivava o torcedor a comparecer ao estádio.

Serviço

O quê: Livro Amargo sabor de vitória, de Lucas Baldez

Editora: Chiado Books

Onde: Livraria Amei (São Luís Shopping) Livraria Vozes (Centro) e nas bancas da cidade

Informações: (98) 3266-4628/ (98) 98861-2896

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.