Errado

Viatura da PM é flagrada sobre passeio na Deodoro

Piso, que foi reformado recentemente e não serve para trânsito de veículos, virou estacionamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Viatura da PM ficou estacionada sobre piso da praça Deodoro
Viatura da PM ficou estacionada sobre piso da praça Deodoro (viatura)

Uma viatura da Polícia Militar do Maranhão foi flagrada, estacionada no passeio público na Alameda Gomes de Castro, que integra o Complexo Deodoro, recém inaugurado no centro de São Luís. Além de obstruir a passagem de pedestres, o veículo estava parado sobre a sinalização de acessibilidade para deficientes visuais do calçadão.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, desde que estejam em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, o que não foi o caso.

O fato foi divulgado nas redes sociais, também, pelo Superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, que ironizou a conduta da corporação. “‘Grande exemplo’ a PM do Maranhão está dando à sociedade maranhense”, disse ele.

O Estado manteve contato com o Governo do Estado para questionar a conduta dos militares, e, em nota, a PMMA informou que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o artigo 29, “os veículos destinados ao socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, mas não atentou em considerar o ponto, da mesma legislação, que garante tal autorização desde que os veículos oficiais estejam em “serviço de urgência e devidamente identificado por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente”, o que não foi o caso, uma vez que o veículo estava estacionado sobre o passeio público que vustou milhões em uma longa reforma.

A PM frisou, porém que iria apurar o fato em questão. Se constatada qualquer tipo de conduta desfavorável às normas do CBT já citadas, o caso será encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar para aplicação das devidas sanções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.