COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Há muito tempo, Cida e José Aparecido Valadão planejavam fazer uma viagem à Suíça, o que fizeram agora incluindo St. Moritz, que já foi palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno. St. Moritz deve originalmente a sua importância às suas fontes de águas medicinais, já conhecidas há 3000 anos e que cedo estabeleceram o local como estância termal para férias de verão. Em pleno inverno europeu a estação nevada a 1856 m de altura, onde o sol brilha na maioria dos dias mais do que em outros locais. Foi exatamente este sol que foi protegido por lei em 1930 como primeiro símbolo local. St. Moritz foi pioneira por várias oportunidades no passado: no Natal de 1878 acendeu a primeira lâmpada elétrica, em 1889 realizou-se o primeiro torneio de golfe nos alpes e em 1935 começou a circular um dos primeiros teleféricos da Suíça
Há muito tempo, Cida e José Aparecido Valadão planejavam fazer uma viagem à Suíça, o que fizeram agora incluindo St. Moritz, que já foi palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno. St. Moritz deve originalmente a sua importância às suas fontes de águas medicinais, já conhecidas há 3000 anos e que cedo estabeleceram o local como estância termal para férias de verão. Em pleno inverno europeu a estação nevada a 1856 m de altura, onde o sol brilha na maioria dos dias mais do que em outros locais. Foi exatamente este sol que foi protegido por lei em 1930 como primeiro símbolo local. St. Moritz foi pioneira por várias oportunidades no passado: no Natal de 1878 acendeu a primeira lâmpada elétrica, em 1889 realizou-se o primeiro torneio de golfe nos alpes e em 1935 começou a circular um dos primeiros teleféricos da Suíça

Entrou na carona
O reajuste dos salários do Supremo Tribunal Federal aumentará o gasto da Câmara dos Deputados em 250 milhões de reais neste ano com o pagamento dos servidores.
A informação foi dada pelo presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia.
O impacto foi devido ao aumento no teto do salário, que passou de 33 mil para 39 mil reais.
Os parlamentares são sempre muito sensíveis às reivindicações, porque o dinheiro não sai do bolso deles.

O sobe e desce
Quem ganha hoje acima de 4 mil, 664 reais e 68 centavos paga 27,5 por cento de Imposto de Renda.
Levantamento do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal aponta que há defasagem acumulada na tabela de 95,4 por cento desde 1996. Tem reivindicado a correção pela inflação, mas os governos não atendem.
O primeiro presidente a admitir a redução para 25 por cento é Jair Bolsonaro.

Portas fechadas
A taxa de renovação das executivas nacionais dos 35 partidos foi de apenas 25 por cento entre 2007 e 2017.
Resultado de pesquisa da Transparência Partidária, organização da sociedade civil criada há três anos.
Lembra o verso “quem está fora não entra, quem está dentro não sai”, do samba “Piston de Gafieira”.
O autor é Billy Blanco e o intérprete mais famoso Moreira da Silva, também conhecido como “Kid Morengueira”.

Limite claro
É exagerada a pegação de pé da ministra Damares Alves. Ela - e qualquer um - tem o direito de vestir seus filhos da cor que quiser. Também pode opinar que menino usa azul e menina usa rosa.
Aliás, são essas as ideias que venceram, democraticamente, a eleição.
O que a ministra não pode é tentar impor isso aos outros. Até agora, não chegou nem perto disso.
Liberdade de expressão serve, principalmente, para os que pensam diferente de nós.

Definição de critérios
No ano em que não ocorrem eleições, seria apropriado as Câmaras Municipais realizarem encontros, sem vínculos partidários, com exposições e debates sobre o tema “surgimento
de lideranças políticas”.
Os participantes responderiam: ocorre por identificação espontânea com os que melhor expressam ideias e interesses? Dá-se por desejo de grupos em função de qualidades que reconhecem em alguns pretendentes a concorrer? Ou será resultado da autopromoção e em razão de
ambições pessoais, usando
a cooptação de desatentos?
As respostas ajudariam a formação de nominatas melhores para as
eleições municipais de 2020.

Se a moda pega...
O Rio de Janeiro está virado num caos. Porém, há sempre espaço para consagrar o supérfluo. A Câmara Municipal iniciou discussão para decidir se torna ou não patrimônio imaterial da cidade as batatas fritas de Marechal Hermes, bairro da Zona Norte. O vereador Professor Adalmir, do PSDB, justifica o seu projeto: “A batata frita de Marechal Hermes é hoje a sensação de toda a população do
Rio e já faz parte da cultura do subúrbio”.

TRIVIAL VARIADO
No setor público brasileiro, a regra vem de longe: dane-se quem tem dinheiro a receber. A maioria dos novos governantes, durante a campanha, prometeu pagar sem atrasos os funcionários, fornecedores de produtos e prestadores de serviços. Faltam poucos dias
para o teste.

Uma equipe de técnicos do novo governo começa a examinar, hoje, relatórios do BNDES sobre empréstimos feitos a vários países nos últimos 12 anos. Prazos, garantias, pagamentos e formas de cobrança dos atrasados.

Nos cinco primeiros dias do ano, só de juros o governo federal pagou 7 bilhões de reais para rolar sua dívida.

A eleição para a presidência do Senado, no fim deste mês, está tomada pelo famoso ânimo de tumultuar. Conhecidas raposas desfilam pela passarela em busca de votos, a começar por
Renan Calheiros.

A Festa de São João ainda está longe, mas os novos governantes começam a pular a fogueira, mais alta do que nunca.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, terá um articulador político com berço. Nomeou Golbery do Couto e Silva Neto para cargo em comissão.

Retrato da omissão: “Deputados federais divergem sobre rumos da política ambiental brasileira”. Deu no site da Câmara Federal. Sobre reformas, reclamadas há muito anos, nada.

A taxa de ocupação dos hotéis de Brasília na posse de Jair Bolsonaro superou a marca de 85%. Foram mais de 500 mil visitantes entre eleitores e delegações internacionais segundo o Ministério do Turismo.

Quem continua em alta, segundo o Gallup, é Barack Obama, eleito o Homem Mais Admirado pelo 11º ano consecutivo, com 19% das preferências. Donald Trump vem depois, num distante segundo lugar, com 13%. Empatados em terceiro, George W. Bush e
o Papa Francisco.

DE RELANCE

Demarcações de terras
As demarcações de terras indígenas e quilombolas, alvo de polêmicas e disputas, inclusive em diversas regiões do Maranhão, poderão ser revisadas e até anuladas. O secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, admite que a Justiça pode ter sido induzida a erros em muitos destes processos de desapropriação.

Irresponsabilidade
Infelizmente, o Direito em nosso país estabeleceu que o Estado é impenhorável. Os administradores sabem que não podem ser substituídos por síndicos da massa falida. Por isso, o calote se tornou regra. No futuro, os historiadores terão dificuldade em medir o grau de irresponsabilidade deste começo de século.

Ambição insaciável
Os partidos correm na frente para não verem reduzido o valor anual de 720 milhões do Fundo que recebem do Tesouro Nacional, mesmo que siglas menores desapareçam por força da cláusula de desempenho. O resumo é este: nunca estão satisfeitos com o que têm, embora mereçam menos.

Sem controle
Os maranhenses que projetaram férias em Florianópolis, Santa Catarina, vão encontrar 31 pontos de poluição em praias famosas. Entre elas Jurerê, Ingleses, Ponta das Canas, Campeche e Praia Brava. A informação é do Instituto do Meio
Ambiente de Santa Catarina.

Violão e gaita
A expressão é bem conhecida: afinar o violão com a gaita. Exige tempo de ensaio. O desencontro de declarações do presidente Jair Bolsonaro com integrantes da equipe econômica, cria instabilidade e obriga a que definam a partitura que seguirão.
Não é, porém, novidade.

Mexida na balança
A escolha do novo presidente do Senado se dará em um cenário de mudanças. Das cinco maiores bancadas, três perderam parlamentares em relação a 2015. O PT sofreu o maior revés: de 13 caiu para seis integrantes. O MDB tinha 11 cadeiras e está reduzido a oito. Mesma circunstância do PSDB. O DEM cresceu de cinco para seis vagas. O PSD saltou de quatro para sete.

Freio nos gastos
O governo federal tem 700 mil imóveis em todo o País. Nas grandes cidades, cada ministério ocupa um prédio, evidenciando desperdícios. Uma das medidas do novo governo será agrupar as atividades em um mesmo local. Com isso, haverá desocupações e, logo depois, a venda para evitar invasões. Ao mesmo tempo, ocorrerá a revisão dos imóveis que a União aluga para romper os contratos e economizar dinheiro.

Golpistas não descansam
No ano passado, quase oito milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes, sendo que 41 por cento das ocorrências estiveram ligadas à clonagem de cartões de crédito. Os dados são de levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito. Outros golpes comuns: o uso indevido do nome para contratação de empréstimos, a utilização de documentos para abertura de crediário e o pagamento de boletos falsos. Por isso, todo cuidado é pouco ao
conferir a fatura antes de pagar.

Não é difícil
Todo mundo pode aprender. É fácil e útil. A Língua Brasileira de Sinais virou manchete durante a semana depois que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez seu pronunciamento usando apenas sinais. Dados do IBGE indicam que mais de 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva e cerca de 3 milhões são surdos.

Para escrever na pedra:
“As batalhas mais difíceis que você irá lutar na vida são aquelas entre a sua razão, que sabe a verdade, e o seu coração, que se recusa a aceitá-la”. De Paulo Coelho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.