COLUNA

O que Dino fará?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

As previsões para o Maranhão não são boas. Mais uma vez, o Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de todas as riquezas do estado – deve ficar abaixo da média nacional.
É isto o que mostra um novo levantamento da Tendências Consultoria Integrada, que ano passado mostrou também que o PIB maranhense cairia de novo pelo segundo ano consecutivo, o que foi contestado, na época, pelo governo estadual, mas que acabou sendo confirmado pelo IBGE em novembro de 2018.
Sem força na economia devido ao arrocho promovido contra empresários, com aumento de impostos, redução de investimentos públicos, atraso no pagamento de fornecedores, fim das políticas de atração de empresas para o estado, máquina estadual inchada, o Maranhão não poderia apresentar outro cenário.
Resta agora saber o que fará o governador Flávio Dino. Quais as políticas que o comunista deverá adotar para não deixar o estado em uma recessão ainda pior?
Se for reduzir gastos para garantir mais investimentos, por enquanto, esta ação ainda permanece no papel. Os cortes parecem atingir somente áreas que não deveriam, como na Saúde que já determinou a redução até de valores pagos em plantões médicos.
O que Dino não pode fazer é negar mais uma vez a previsão apresentada pela consultoria e sair mostrando dados criados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) para tentar desqualificar o levantamento ou investir em propaganda para tentar mostrar que o Maranhão vai muito bem.

Preocupação
Além de tentar evitar o pior na economia do estado, Flávio Dino precisa também se concentrar para evitar que o Maranhão entre em um caos total.
Por enquanto, as expectativas para manter a folha de pessoal ativo e inativo em dia ainda são tenebrosas. A máquina permanece inchada e muito cara.
Até 2018, Flávio Dino comprometia 43% da receita corrente líquida para pagamento da folha de pessoal, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê limite máximo de 49%.

Investigação
Veio a público uma portaria da promotoria de Paço do Lumiar, editada pela promotora Gabriela Brandão Costa Tavernad, instalando um processo investigatório criminal na Câmara de Paço.
A investigação foi motivada por uma notícia de fato que mostra várias irregularidades, como a suposta existência de funcionários fantasmas.
Estão sendo investigados ainda os contratos de aluguel de carro e também um suposto uso irregular de carro oficial da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar.

Críticas
O presidente estadual do PSL, vereador Chico Carvalho, usou as redes sociais para criticar a ausência de governadores do Nordeste na posse de Jair Bolsonaro.
Segundo ele, é um equívoco dos gestores. Para Carvalho, Bolsonaro vai ter um olhar diferenciado para a região Nordeste.
“Acredito que agora sim vamos ter o verdadeiro olhar que o nosso povo nordestino precisa”, afirmou Chico Carvalho.

Encontro
Conforme já previsto, o governador em exercício, Carlos Brandão (PRB), foi a Tuntum para uma série de entrega de obras da Prefeitura.
Antes de participar do evento oficial, Brandão se reuniu com o prefeito, Cleomar Tema (PSB). Nos bastidores, fala-se que a pauta foi a eleição da Famem.
Carlos Brandão apoia a reeleição de Cleomar Tema, o que acaba confrontando posições de outros membros da base do governo Flávio Dino, entre eles Weverton Rocha (PDT).

Reunião
A ida de Carlos Brandão a Tuntum já tem resultados práticos. O governador em exercício teve a solicitação do senador eleito, Weverton Rocha, para uma reunião.
Os dois almoçarão juntos. Pauta? Eleição da Famem também. A expectativa é que Rocha vai tentar trazer o apoio de Brandão para o seu candidato, prefeito de Igarapé do Meio, Erlânio Xavier.
A intenção de Weverton é conseguir o que disse Flávio Dino: que haja consenso na eleição da Famem. Mas, basta conhecer um pouco o pedetista para saber que o consenso é o que for melhor para ele.

Posições
Quando iniciar os trabalhos na Assembleia Legislativa e passar a eleição para membros da mesa diretora, a situação e a oposição deverão se enfrentar mais por conta do cenário nacional.
Está ficando claro que a oposição vai defender o governo de Jair Bolsonaro no Maranhão. O exemplo é o deputado Adriano Sarney (PV), que vem confrontando os governistas por críticas ao novo governo.
O deputado do PV, recentemente, criticou o deputado federal Rubens Júnior, que se posicionou contra o aumento do salário mínimo definido pelo governo Bolsonaro.

DE OLHO

5,6% foi o percentual de recuo do PIB do Maranhão em 2016, segundo dados divulgados em novembro de 2018 pelo IBGE. Em 2015, o PIB maranhense já havia recuado 4,1%.

E MAIS

• Parte do PT do Maranhão iniciou uma aproximação com o senador eleito Weverton Rocha, já de olho na sucessão em São Luís, em 2020.

• Os petistas querem retomar a aliança que tinham com o PDT chegando a indicar o vice-prefeito de Jackson Lago, que foi Domingos Dutra.

• A questão toda é que há alas dentro do PT que já estão praticamente definidas pela candidatura de Bira do Pindaré à Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.