Lazer

Feirinha criativa se torna novo atrativo de lazer

Realizada aos domingos na Praça Benedito Leite, no Centro, a Feirinha São Luís reúne música, arte, dança e agricultura no mesmo espaço

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Feirinha São Luís se consolidou como um espaço de lazer, com diversos atrativos da culinária e artesanato
Feirinha São Luís se consolidou como um espaço de lazer, com diversos atrativos da culinária e artesanato (feirinha São Luís)

Um espaço se consolidou em São Luís aos fins de semana. Para aqueles que buscam por momentos de lazer, as praias e shoppings da cidade não são mais a única opção. A Feirinha São Luís, evento que ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, se tornou um atrativo e já entrou na lista de muitos que buscam um lazer diferenciado.

O domingo (6) foi marcado pela presença de centenas de pessoas, que foram curtir a programação, que continha grupos de tambor de crioula, escola de samba, reggae, além da banda da feirinha. Paula Cássia, estudante de 26 anos, comentou que a iniciativa traz, de fato, um diferencial para os eventos da Ilha. “Aqui você imerge numa vibe diferente daquilo que usualmente fazemos na cidade. São muitas opções, desde a gastronomia até o artesanato, que dão vida a um espaço novo e que já é um ponto de referência para a cultura local”, disse.

O mesmo foi percebido pelos irmãos Beatriz, Karina e Gabriel Slan. Os paulistas chegaram a São Luís na manhã de ontem e foram direto para a feirinha. “Quando chegamos no aeroporto e perguntamos o que tinha de bom para fazer e nos recomendaram em primeiro lugar a feirinha”, contou Gabriel. Beatriz, a irmã mais nova dos três, se mostrou encantada pela culinária regional. “Este arroz com camarão é simplesmente divino. O ambiente aqui é muito fofo, facilmente recomendável”, afirmou.

Empreendedorismo
Para além do público variado que busca sair das rotineiras formas de lazer que São Luís possui, artistas e cozinheiros aproveitam o espaço para aumentar a renda. Dona Edna é artesã e está presente na feirinha desde sua primeira edição. “Esse espaço dado para nós é algo perfeito para aqueles que pretendem dar uma aumentada na renda. O espaço reúne muitos turistas, que se tornam nosso público-alvo”, diz.

Assim, Ivaldo Rodrigues, Secretário Municipal de Relações Parlamentares e também idealizador e coordenador do projeto, reforça a ideia da inclusão produtiva local aberta através do espaço na feirinha. “Agregamos microempreendedores do meio agrícola, artesanal, literário e gastronômico, movimentando o que chamamos de economia criativa através das vendas desses produtos”, explica.

Estrutura
Em todas as edições, a programação cultural funciona como grande agente agregador e de atrativo turístico. Mais de 500 grupos culturais, entre eles nomes expressivos da cultura popular, do bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira, danças do cacuriá, entre outros, além dos shows musicais, fizeram parte da programação do evento.

Atualmente, a estrutura da Feirinha é formada por 120 barracas montadas e sobre rodas instaladas no perímetro da Praça Benedito Leite. Desde que foi lançada em junho de 2017, a Feirinha vem contribuindo para a formalização e desenvolvimento dos pequenos negócios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Em 80 domingos, pela Praça Benedito Leite passaram mais de 500 mil pessoas, entre moradores de São Luís e visitantes de outras cidades, estados e países.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.