Ritual

Católicos realizam a tradicional queima das palhinhas

O ritual se repete no Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro; tradição marca o desmonte do presépio, descarte e queima das palhas usadas em sua confecção

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, católicos se reuniram na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em São Luís, para celebrar a santa missa e encerrar as festividades ligadas ao tempo de Natal.

A tradicional Queimação de Palhinhas foi realizada logo após a missa. Segundo o costume, a palha utilizada no presépio não pode ser apenas descartada, e sim queimada em um fogareiro, dando um aroma diferenciado que se assemelha aos incensos.
A planta utilizada se chama murta, muito semelhante a planta que os europeus utilizam no rito.

Fiéis acreditam que a fumaça que exala, purifica e traz bons fluidos para o ano que se inicia. Há também aqueles que aproveitam para fazer preces e pedidos para o ano novo.

“Essa tradição milenar chegou ao Brasil através dos portugueses. Como bons festeiros que nós, brasileiros, somos, acrescentamos a gastronomia nessa festa, distribuindo também bolos típicos e chocolates”, explica Sebastião Cardoso, antropólogo.

Essa tradição milenar chegou ao Brasil através dos portugueses. Como bons festeiros que nós, brasileiros, somos, acrescentamos a gastronomia nessa festa, distribuindo também bolos típicos e chocolate”Sebastião Cardoso, antropólogo

A própria tradição requer que o público mantenha esse momento vivo. Trazer de volta a queimação de palhinhas para o ambiente da Igreja é fortalecer a tradição. Padre Eduardo, que celebrou a Santa Missa, reforça o caráter cristão da tradição. “É importante, enquanto católico, entender a história, o contexto que a queima das palhinhas tem. Acredito que todas pessoas que vieram até aqui é porque gostam desse momento”, afirma.

O ritual
O ritual da Queimação de Palhinhas, tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram, aos poucos, as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.