Pré-Carnaval

Sinal verde para a folia de pré-Carnaval

Neste fim de semana tem programação na Madre Deus, Lagoa da Jansen, Goiabal e Cohab, áreas onde os blocos começam a fazer suas batucadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O bloco Golpe do Baú fará sua batucada neste domingo
O bloco Golpe do Baú fará sua batucada neste domingo (Golpe do Baú)

São Luís -Passadas as festas de fim de ano, é chegada a hora da cidade começar a se vestir de alegria e dar os primeiros pulos para o pré-Carnaval. A agenda cultural já sinaliza que a festa de Momo 2019 começa mais cedo, com uma lista de batucadas pelos quatro cantos de São Luís. Neste fim de semana, por exemplo, tem bloco dando sinal verde para a folia.

Um deles é o bloco Golpe do Baú, na Madre Deus, que sai da toca neste domingo (6), a partir das 15h, na Praça da Saudade, na Madre Deus. O bloco vai animar o bairro de forma alternada, sempre aos domingos, até a temporada oficial de Carnaval. Segundo um dos organizadores, Ramssés Silva, trata-se de uma manifestação espontânea e que reúne muitas famílias, tanto do bairro, quanto de outras regiões da cidade, sem fins lucrativos.

“Não costumamos sair em cortejo no pré-Carnaval, apenas no domingo de Momo, tocando os sambas maranhenses, brasileiros e alguns sambas autorais. Todos vestem um abadá e o estandarte vem nas mesmas cores desse abadá”, diz, lembrando que para o cortejo é levado um baú elétrico, onde os instrumentos e os microfones dos cantores são conectados.

Inspiração
O bloco está completando dez anos de existência e foi inspirado na história de um morador do bairro que se casou com uma mulher mais velha. “Os amigos começaram a falar que ele estava dando o golpe do baú, mas toda essa brincadeira é autorizada pela esposa e é uma verdadeira festa, com uma descontração e respeito aos brincantes e aos moradores do bairro”, conta.

Golpe do Baú é um dos mais divertidos blocos de rua da região da Madre Deus. As famílias divertem-se com tranquilidade e começam cedo a festa, para encerrar também mais cedo. Além dele, há ainda o bloco tradicional Os Feras, que faz cortejo neste domingo (6), às 18h, com concentração na sede da agremiação Tribo Tupiniquim, nas ruas do Goiabal, e, em seguida, os brincantes seguirão pelo Largo do Caroçudo (Madre Deus) até a sua sede, situada na Praça da Saudade.

“O bloco também estará, neste sábado (5), na sede de um co-irmão, Os Vampiros, originários da Cohab. E dia 11, às 21h, estaremos com nossas retintas e contratempos na sede da escola de samba Turma do Quinto, na Madre Deus. Já dia 13, às14h, faremos nosso ensaio com a participação da Banda Tradicional Show e com o bloco Golpe do Baú”, detalha Paulo Salaia, da coordenação do bloco.

Na área da Lagoa da Jansen, quem também faz seu abre-alas de pré-Carnaval é o bloco Casa da Mãe Johana, na Galeria 67, às 14h, com a presença de bambas integrantes de vários grupos de samba, entre eles, Sapuca (Sapuca e Banda), Marlon Reis (Feijoada Completa), Danilo Baldez (Os Parças) e Adney Cairo (Gravina). “Esse bloco de pré-Carnaval, que concentra mas não sai, é organizado por Madson Avelar e a nossa ideia é que ele aconteça todos os domingos, ou mesmo de forma alternada. Este domingo será o termômetro para avaliarmos como será o pré-Carnaval em São Luís”, finalizou Sapuca. l

Serviço

O quê

Programação de pré-Carnaval

Quando

Neste fim de semana

Onde

Madre Deus. Goiabal, Cohab e Lagoa da Jansen

Ingressos: R$ 10,00 (para o bloco Casa da Mãe Johana). Os outros eventos são gratuitos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.