Feira

Arte, artesanato, música e gastronomia locais ganham destaque no 5° Emaranhartes

Evento ocorre neste sábado, 5 e domingo, 6, no Buriteco Café com vendas de produtos e atrações culturais locais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Uma das expositoras que estarão no evento neste fim de semana
Uma das expositoras que estarão no evento neste fim de semana (Emaranhartes)

SÃO LUÍS - Neste sábado (5) e domingo (6), ocorre a 5ª edição do Emaranhartes, evento com programação gratuita composta por atrações culturais, discotecagem, oficinas e exposições de produtores de fornecedores locais. A ação terá como sede o Buriteco Café (Praia Grande) que será ponto de encontro de diversos empreendedores dos mais variados ramos como artesanato, ilustração, moda, gastronomia, entre outros. No sábado, o evento será das 13h às 21h e no domingo, das 10h às 18h.

Além disso, compõem o evento oficina de turbantes, com Talídia Ferreira; oficina de dança, com oprofessor Felipe Damas; discotecagem com o DJ Saint e, em parceria com o Buriteco Café, os shows da Taśsia Campos & Leo Spirro e da banda Filtro de Barro. Ainda em parceria com o Buriteco Café, acontecerá no domingo (6), a cerimônia de Queimação de Palhinhas, um ritual religioso centenário realizado no Dia de Reis. Nessa data, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

O ritual tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos ReisMagos ao recém-nascido, na manjedoura. Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Emaranhartes
Idealizado por quatro jovens empreendedores que, mediante a experiência em outros eventos - dentro e fora do estado e paixão pelo Maranhão, decidiram fomentar a valorização das produções maranhenses, economia criativa e estimular o mercado local, o Emaranhartes nasceu com o propósito de apresentar a riqueza cultural e o pluralismo do que é realizado na cidade. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.