Folia

Segurança para o pré-Carnaval é definida pela Polícia Militar

Haverá reforço policial e o trânsito será alterado durante todos os domingos que antecedem a festa de Momo; ações contemplarão área da Madre Deus

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - Uma reunião objetivando planejar a segurança do pré-Carnaval da Madre Deus foi realizada ontem (3), no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, localizado na Avenida dos Holandeses. A assembleia decidiu firmar acordo para o reforço da segurança no local durante todos os domingos de pré-Carnaval, envolvendo membros da Polícia Militar e Civil, Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia Militar de Turismo, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

O subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pe­dro Ribeiro, explicou que o esquema será um dos maiores já realizados na região. “Mais de 70 policiais devem fazer rondas na área, de forma ostensiva. Todos os órgãos devem trabalhar em conjunto para manter a ordem no local, que terá algumas vias bloqueadas, possuindo acesso apenas a pé”, diz.

O coronel explica que os sons automotivos não serão permitidos nas áreas em que os blocos forem passar. Além disso, a SMTT deve coordenar a transição dos veículos na área que terá alteração de trânsito. “Durante todos os domingos as rotas serão alteradas, por conta do enor­me fluxo de pessoas que buscam participar da festa. A estrutura, se não tiver tido as alterações necessárias, se torna um ambiente impossível de trafego, atrapalhando a diversão dos foliões”, completa.

O primeiro dia do ano foi marcado pela primeira saída do bloco Máquina de Descascar’Alho, que levou cerca de 20 mil pessoas às ruas, segundo dados liberados pela própria polícia. Silverio Júnior “Boscotô”, organizador do bloco, conta que não há mais como as saídas de pré-Carnaval não terem a mesma segurança do Carnaval. “O polo Madre Deus é o maior da cidade nesse quesito. O público tem só crescido, e com isso a necessidade de uma maior organização tanto por parte dos representantes de bloco como pelo poder público”, frisa. Boscotô afirma que a ação feita aos domingos trará uma garantia de circulação e salvaguarda maior para todos os brincantes que escolhem a área como opção de festa.

Em recente entrevista para O Estado, o representante da Máquina havia declarado que as autoridades precisavam entender que a área precisava de reforço durante esse período e que alguma operação de segurança deveria estar em andamento, não deixando para que o reforço fosse feito apenas no feriadão. A prévia, realizada no último dia 1º, corroborou para que representantes dos blocos e comunidade conseguissem o apoio da polícia e todas as outras instâncias supracitadas nos domingos pré-carnavalescos.

Projeto Batuques Maranhenses

O projeto tem datas marcadas para essas saídas no bairro nos dias 1º, 7, 14 e 21 de janeiro, no Largo do Quinto, sede da Turma do Quinto. A Máquina é a anfitriã do projeto, que terá entre os convidados o bloco alternativo Vagabundos do Jegue, Marabloco, Blocos Tradicionais Os Feras e Príncipe de Roma, Madrilenus e Ritmistas da Madre Deus. O objetivo é reunir todos os sotaques do carnaval maranhense neste mês de janeiro, fazendo uma prévia do período de momo na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.