SANEAMENTO

Com bueiros danificados, esgoto transborda e gera transtornos

Problemas semelhantes ocorrem nos bairros Vinhais e Vila Maranhão; em ambos os casos, recorrentes há anos, não houve intervenções efetivas pela Caema

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Bueiros danificados localizados nos bairros Vila Maranhão e Vinhais têm gerado transtornos à população. Nos dois casos, o esgoto que transborda das estruturas inunda ruas, dificultando a passagem de pedestres e escondendo armadilhas que danificam veículos que trafegam pelas vias. Para moradores, a situação torna-se ainda mais complicada em dias de chuva, quando a água pluvial se mistura ao esgoto, invade residências e cobre ruas.

Ambos os casos afligem a população há anos, sem que haja medidas efetivas dos órgãos competentes, como destacou o engenheiro João Henrique Azevedo, que todos os dias passa pela Rua 49, no Vinhais, e precisa redobrar os cuidados devido ao bueiro que, constantemente jorra esgoto na via.

“Gera risco a todos, porque, quando o motorista passa rápido, acaba molhando os pedestres. Quem é pedestre tem dificuldade de passar. Ciclistas não conseguem. Além do mau cheiro e do risco de contaminação que aquela água oferece. Com tudo isso, nenhuma providência é tomada”, contou.

De acordo com o empresário Wanderson Amorim, que reside na via, o vazamento de esgoto é frequente, mas se torna mais intenso em dias de abastecimento de água, que ocorre a cada dois dias no bairro. “Aqui tem água um dia sim, outro não. E quando tem, o esgoto transborda e tem vários anos que está daquele jeito”, explicou. Outro agravante é a chuva, que acaba escondendo os perigos, danificando veículos de condutores desavisados. “Já houve carros que quebraram o para-choque no bueiro aberto. Meu carro já caiu, danificou o pneu, a calha empenou, como já sei, não caio mais, mas quando chove, quem não sabe se prejudica”.

Na Vila Maranhão, um problema semelhante, mas de dimensões ainda maiores, se repete há cerca de 10 anos na Rua Duque de Caxias. A água fétida que transborda de um bueiro já ocupa grande parte da via e, em dias de chuva, chega a inundar residências, como contou Manuel do Espírito Santo, ex-morador do bairro.

“Só que eu saí daqui tem seis anos. Com quatro que morei aqui, isso já acontecia. A minha filha continuou morando e a gente se preocupa por causa das crianças. Quando chove, a água invade tudo, fica parecendo um rio. Imagine como é viver com esse mau cheiro todo dia?”, lamentou o pedreiro.

Em ambos os casos citados, os moradores alegaram que nenhuma medida foi tomada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O Estado manteve contato, por meio do órgão, com o Governo do Maranhão, e em nota a Caema informou que a rede de esgoto da Rua 49, do Vinhais será corrigida neste sábado (5). Os trabalhos ocorrerão no fim de semana para evitar transtornos no trânsito, por causa da necessidade de intervenção na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Sobre a situação da Rua Duque de Caxias, na Vila Maranhão, a companhia frisa que o problema está ligado à galeria, sob a responsabilidade de órgão do poder municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.