Despetização

Cadeiras vermelhas do Palácio da Alvorada são trocadas por azuis

Mudança de Bolsonaro para o Palácio do Planalto está sendo realizada desde ontem; não foi informado ainda o motivo oficial para a troca do mobiliário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A cor vermelha das cadeiras, que está sendo trocada, é associada ao PT e ao socialismo
A cor vermelha das cadeiras, que está sendo trocada, é associada ao PT e ao socialismo (Divulgação)

BRASÍLIA - A primeira mudança no Palácio da Alvorada,residência oficial da Presidência, na gestão do presidente Jair Bolsonaro, foi nas cores das cadeiras: saem as vermelhas, entram as azuis. A troca foi realizada na tarde de ontem, com o auxílio de um caminhão, e durou cerca de 40 minutos. Não foi informado ainda o motivo oficial para a troca do mobiliário, mas o presidente e sua equipe costumam criticar a cor vermelha que associam ao PT e ao socialismo.

Ao fim dos discurso de posse feito no parlatório do Palácio do Planalto na terça-feira, o presidente pegou uma bandeira do Brasil e disse que ela jamais será vermelha . E na quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, classificou de "despetização" a exoneração de cerca de 320 servidores em cargos comissionados

O presidente se mudou ontem para o palácio com a família , onde vai residir com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a filha Laura, de 7 anos, e a enteada Letícia, de 19 anos.

Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente com Ana Cristina Valle, também poderá ocupar o Alvorada. O estudante de Direito de 20 anos, que mora em Resende (RJ) com a mãe, está de mudança para Brasília para ficar mais próximo do pai, mas ainda não definiu se vai morar junto com a família.

Bolsonaro estava hospedado na Granja do Torto, uma das residências oficiais. A Granja foi oferecida a ele pelo então presidente Michel Temer logo após a vitória nas urnas, no fim de outubro.

Bolsonaro, no entanto, só passou a ocupar a residência no dia 21 de novembro, após a primeira-dama Michelle visitar a Granja. Ele costumava passar alguns dias da semana em Brasília e retornava ao Rio aos fins de semana, onde vive em um condomínio na Barra da Tijuca.

Foto de Temer

Os quadros com a foto oficial do ex-presidente Michel Temer começaram a se retirados das paredes dos gabinetes do Palácio do Planalto. Ontem, os quadros foram colocados em carrinhos de transporte de carga e levados pelos corredores do Planalto para um depósito.

A foto de Temer na galeria de ex-presidentes, localizada no térreo do prédio, também já foi substituída. Uma mesma versão em preto e branco foi colocada no lugar da colorida, como costuma ser quando se encerra o mandato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.