PH

A voz de Bob Marley

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
uM DOS MAIORES humoristas do país, João Cláudio Moreno tem um público cativo em São Luís, e seus shows são sempre garantia de casa lotada
uM DOS MAIORES humoristas do país, João Cláudio Moreno tem um público cativo em São Luís, e seus shows são sempre garantia de casa lotada (PH01)

O cantor Mitchell Brunings, a “reencarnação” de Bob Marley, vai se apresentar em São Luís neste domingo, às 22h, no Bar do Nelson, na Avenida Litorânea. O astro do “The Voz” da Holanda impressionou o mundo com sua voz, muito parecida com a do emblemático Marley. O show foi batizado de “One Love” e contará também com as apresentações de Lero Scarley, Nega Glícia e da banda Raiz Tribal.

Um final feliz
Uma história emocionante começou a circular nas redes sociais neste início de janeiro de 2019. Envolve a maranhense Cleide Lourdes Moura Fonseca, professora no projeto “Criança Cidadã”, no município de Presidente Dutra (minha terra natal), e que há 20 anos, por obra do destino, separou-se da mãe, Antônia Cleres Moura Fonseca, com a qual jamais teve contato novamente.
Mãe de seis filhos e uma mulher sofredora e batalhadora, Cleide contava 12 anos quando viu a mãe pela última vez.
Dona Antonia acabou trilhando um outro caminho, levada por más influências e, frágil de espírito, privou-se do amor da filha, que cresceu com o sonho de um dia poder abraçar a mãe novamente.

Um final feliz 2
O reencontro aconteceu graças ao empenho do policial militar Benício Jafar, lotado no 13º Batalhão da PMMA, em São José de Ribamar. O soldado soube do sofrimento de Cleide Lourdes em Presidente Dutra e pegou para si a missão de reencontrar dona Antônia. Sem nem mesmo uma única pista.
Em São Luís, levando apenas o nome da filha em um pedaço de papel, soldado Jafar passou a vasculhar o possível endereço da mãe, inclusive no sistema do CIOPS. A surpresa só viria a partir de buscas no sistema de delegacias da capital e foi na do Maiobão que o policial descobriria o paradeiro de dona Antônia, que, atualmente, reside no bairro Vila Embratel.

Um final feliz 3
Na última quarta-feira, as duas finalmente se abraçaram. Dona Antônia não reconheceu a filha. O mais interessante é que as duas tornaram-se evangélicas e, conforme relatos de dona Antônia, ela sentiu uma vontade enorme de orar no exato momento em que a filha recebia uma mensagem do soldado Jafar, sobre o paradeiro da mãe.
Cleide acordou de madrugada para tomar água, mas não tocou no celular e, por isso, não viu a mensagem do policial. A mãe, nesse mesmo instante, levantou da cama, com uma vontade enorme de fazer uma oração pelos filhos.
Ou seja: nada mais explica isso, a não ser uma força superior e poderosa chamada Deus.

Fake news
Não passou de fake news, espalhado certamente por blogueiros inimigos – e esta coluna, que não entendeu que era uma brincadeira, também entrou na onda –, a expressão do presidente Jair Bolsonaro se dirigindo ao ex-presidente José Sarney: “Ele é o meu Marechal!”
Em conversa com amigos, ontem, Sarney disse que a conversa girou simplesmente sobre fatos políticos e administrativos do novo Governo.

Doação de sangue
Durante as festas de fim de ano, o número de doadores de sangue no município de São Luís diminui em mais de 50%, ou seja, consideravelmente.
Mas por outro lado, a demanda nos hospitais aumenta o dobro. Na Capital, o Hemomar busca incentivar a doação de sangue nessa época do ano para manter o estoque, uma vez que a temporada pré-carnavalesca já começou.
E isso é visível na cidade!

TRIVIAL VARIADO

Faltando apenas dois meses para o Carnaval 2019, as agremiações já iniciam as produções com vistas aos desfiles na Passarela do Samba, entre outras apresentações de rua.

Na Madre Deus, o bloco Golpe do Baú promoverá seu primeiro encontro de foliões neste domingo, no fim da tarde, na Praça da Saudade.

O presidente Jair Bolsonaro vai trilhar nova rota. Em vez de tentar acordos com líderes de partidos, buscará apoio das bancadas temáticas no Senado e na Câmara dos Deputados. Acredita que o pedágio será menor.

O clima passional que tomou conta desde o resultado da eleição presidencial de outubro não tem precedente. Em 2003, quando Lula assumiu, os adversários, incluindo o PSDB, deram sinais de boa vontade.

O plenário da Câmara dos Deputados, no ano passado, aprovou 149 propostas. Sobre as pretendidas reformas, nem sinal.
A cada começo de governo, aumenta o número de seguidores de Charles Darwin, autor do livro A Origem das Espécies, que dizia: “As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, mas aquelas que se adaptam melhor às mudanças.”

Nas solenidades de posse do novos donos dos postos de primeiro escalão, em Brasília, não apareceu sequer uma gravata vermelha. Ou seja: saiu temporariamente de moda.

DE RELANCE

Liderança na Assembleia
Já que o deputado estadual Rogério Cafeteira, que é o atual líder do governo na Assembleia Legislativa, não saiu vitorioso nas últimas eleições, começam as especulações para quem assumirá a liderança da bancada governista em fevereiro. Um dos nomes é o deputado estadual Rafael Leitoa (PDT). Outro é o deputado Marco Aurélio. No entanto, pela força do PDT dentro da casa, que tem a maior bancada na Assembleia, e por ser do mesmo partido do presidente e candidato à reeleição, Othelino Neto, a vaga deverá ficar mesmo com Leitoa. Rogério está cotado para ser o novo presidente da Caema.

Estrutura de governo
Uma Medida Provisória reduz de 29 para 22 o número de órgãos com status ministerial no governo federal. A primeira medida provisória do governo de Jair Bolsonaro foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial na noite da última terça-feira, pouco depois da cerimônia de posse.

Estrutura de governo 2
As 22 pastas com status ministerial incluem 16 ministérios, quatro vinculados à Presidência da República, além do advogado-geral da União e do presidente do Banco Central. Pela decisão, ficam extintos os seguintes ministérios: Cidades, Cultura, Desenvolvimento Social, Esportes, Fazenda, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Integração Nacional, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Segurança Pública e Trabalho.

Solenidade de promoção
A Polícia Militar do Maranhão realizou ontem, no pátio externo do Quartel do Comando Geral, no Calhau, a solenidade de promoção de oficiais e praças. Foram promovidos policiais militares da Capital e do interior. Na solenidade, a tenente-coronel Edilene Soares foi promovida ao último posto da hierarquia da PM. A oficial é agora a terceira mulher, na história da corporação, a chegar ao posto de coronel.

Calendário do IPVA
Janeiro começou e lá vem contas: o calendário de pagamento do IPVA 2019 já está liberado para consulta. O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, até 28 de fevereiro de 2019, terá 10% de desconto no valor.

Certificado de Registro
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão já está disponibilizando a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. O documento, que serve de prova de registro e propriedade do carro e é de porte obrigatório, agora tem uma versão que pode ser usada nos smartphones.

Sem mercúrio
Está proibida a fabricação, importação e comercialização dos termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde. A medida também inclui a proibição de uso desses equipamentos em serviços de saúde, que deverão realizar o descarte dos resíduos sólidos contendo mercúrio, conforme as normas definidas pela Anvisa e órgãos ambientais. A medida entrou em vigor na última terça-feira.

Sem mercúrio 2
A proibição dos termômetros e dos esfigmomanômetros, como são chamados tecnicamente os medidores de pressão, com coluna de mercúrio, é resultado da Convenção de Minamata. A convenção foi assinada pelo Brasil e mais 140 países em 2013 e tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos como pilhas, lâmpadas e equipamentos para saúde, entre outros.

Para escrever na pedra:
“Mesmo sendo casto como gelo e puro como a neve, ninguém está livre da calúnia”. De Shakespeare.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.