PH

Herança de Michel Temer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
ONOVO Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, fez referências ao ex-Presidente José Sarney, citando feitos que só engrandecem o único maranhense a ocupar o mais alto posto da República
ONOVO Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, fez referências ao ex-Presidente José Sarney, citando feitos que só engrandecem o único maranhense a ocupar o mais alto posto da República (PH01)

Impopular, a verdade é que Michel Temer deixou para Jair Bolsonaro uma herança positiva, embora persista o compromisso de enfrentar gargalos como a Previdência e o sistema tributário. Depois de receber o país em frangalhos, Michel Temer ao lado de Henrique Meirelles arrumou a economia, e apenas não ajustou melhor o caixa porque uma patacoada do então Procurador-Geral da República, com a denúncia-gambiarra do empresário Joesley Batista, acabou tirando o foco da votação da Reforma da Previdência.

Voz que emocionou
Um dos momentos mais contagiantes da cerimônia de condução da faixa do governador Flávio Dino, empossado dia 1o de janeiro para o segundo mandato à frente do Poder Executivo estadual, foi a apresentação de uma estudante, que, ao vivo, cantou para ele e a população a música “Semente do Amanhã”, do alto da sacada do Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II.
A menina, que mora no interior do Estado, havia conhecido o governador por acaso e manifestou a vontade de cantar para ele.
Para a surpresa de quem acompanhou o ato, ela deu um show, emocionando a todos os presentes.

Flávia e o Hino
Quem também marcou presença na cerimônia de condução da faixa de Flávio Dino foi a cantora Flávia Bittencourt, que entoou o Hino do Maranhão.
Quem assistiu à apresentação da artista maranhense conta que ela estava linda e com sua voz de pluma imprimou uma interpretação toda especial à canção.
Depois da cerimônia, houve shows de artistas em um palco montado na praça, incluindo uma performance musical de Zeca Baleiro.

Festas de janeiro
Passadas as festas de fim de ano, janeiro acaba de desembarcar e já está no clima do Carnaval e de outros eventos.
A Pororoca Produções, por exemplo, anunciou em suas redes sociais que trará a São Luís a cantora Pitty para um grande show no dia 28 de janeiro, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea.
A festa será completa e terá rock, reggae e música eletrônica.

Clipe de Wesley
O cantor Michael Wesley, maranhense radicado em Fortaleza, está gravando o seu primeiro clipe e deverá lançá-lo em breve. O “Garoto Prodígio”, revelado nos palcos pelo jornalista Evandro Júnior, parece que emplacará de vez.
Ele participou da confraternização natalina do cantor Wesley Safadão, em sua fazenda, em Aracoiaba (CE), a convite do próprio artista.
Na festa, Wesley cantou para Safadão e sua família, e ainda fez um dueto com o artista famoso.
Michael recebeu muitos elogios de Wesley Safadão e tudo foi gravado e divulgado nas redes sociais.

Abel Batista
Discreto, vestido com uma roupa muito justa e usando um novo corte de cabelo, o famoso modelo negro (de olhos verdes) Abel Batista, nascido no Piauí e que em 2018 virou celebridade no mundo fashion internacional – foi um dos modelos masculinos mais destacados na última semana de moda de Milão, por exemplo, e na Semana de Moda de Nova York – marcou presença no Réveillon Blue Tree – A Noite Mágica.
Ele veio com o colunista piauiense Cícero Cardoso (sobrinho do top empresário Parmênio Carvalho, desta Capital, e herdeiro da famosa fábrica de cachaça “Mangueira”, cuja produção é quase toda exportada para o exterior).
Abel Batista já regressou a Teresina e viaja ainda nesta semana para a Europa, onde vai desfilar nas semanas de moda Primavera-Verão em Milão,
Paris e Londres.

TRIVIAL VARIADO

Da leitura de discursos dos que assumiram desde a redemocratização de 1945, excetuando os do regime militar, conclui-se que nenhum presidente foi tão claro em relação a questões ideológicas como Jair Bolsonaro. Nunca se evidenciou tanto a afirmação das forças de centro-direita contra a esquerda. Mais claro, impossível!

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, que não se reelegeu, aproveitou os últimos 15 minutos de fama. Falou mais do que Bolsonaro e só redundâncias. Só perda de tempo.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, e o vice-reitor, Walter Canales Sant’ana, reeleitos para o quadriênio 2019-2022, tomaram posse ontem, durante cerimônia realizada no Teatro Arthur Azevedo, no centro de São Luís.

Hoje é dia de festejar uma grande amiga e dama das mais queridas e admiradas de nossa sociedade: Fernanda Albuquerque de Araújo Costa. Daqui vai o nosso abraço, com carinho.

Ao se despedir da Comarca de Passagem Franca, a juíza Arianna Saraiva voltou a mostrar a face solidária do Poder Judiciário Maranhense. Na sede e no Termo Lagoa do Mato mobilizou sua equipe para a distribuição de cestas de mantimentos a famílias carentes.

No assunto: foram 400 unidades, com gêneros de primeira necessidade, em clima de celebração natalina. A juíza foi transferida para Dom Pedro, onde iniciará suas atividades no fim do recesso judiciário, na próxima semana.

A sociedade maranhense sofreu ontem uma grande perda com o falecimento da Sra. Jeane Fonseca, que há quase dez anos vinha lutando contra um câncer. Deixa a família e muitos amigos.

DE RELANCE

Discurso libertário
Já estamos na era Bolsonaro. O 38º presidente da República do Brasil foi empossado na última terça-feira, em Brasília, durante cerimônia que reunir diversas lideranças políticas e um público estimado em 115 mil pessoas. Em seu discurso no Congresso Nacional, Messias Bolsonaro deu um alento para milhares de brasileiros: prometeu construir uma sociedade sem discriminação ou divisão e afirmou que libertará, definitivamente, o Brasil da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica.

Colação de Grau
Um dos últimos eventos realizados em 2018 pelo Instituto Florence de Ensino Superior foi a cerimônia de Colação de Grau dos formandos do Curso de Bacharelado em Odontologia. A cerimônia, entre outros convidados, contou com a presença do presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Maranhão, Saulo André de Lima Andrade, e da professora Karime Tavares Lima, coordenadora do curso. A instituição agora se prepara para iniciar o primeiro semestre letivo de 2019.

Festa até o amanhecer
Como nos anos anteriores, o Réveillon Sunrise, no Iate Clube de São Luís, foi mesmo o que mais durou. O público resistiu até o raiar do primeiro dia de janeiro e muitos se lançaram ao mar da Baía de São Marcos, para tomar o primeiro banho do ano. A festa, organizada pelo produtor Ricardo Fernandes, bateu recorde de atrações musicais, com destaque para a mistura de gêneros, do forró à música eletrônica. Em 2020, aliás, o “Réveillon do Amanhecer” promete uma festa ainda mais grandiosa, uma vez que o projeto completará uma década.

Balanço do Tribunal
Importantes ações institucionais implementadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão com vistas à modernização dos serviços prestados à sociedade ganharam destaque no primeiro ano de gestão do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos na presidência da Corte Estadual de Justiça. O Tribunal conquistou, por exemplo, o “Selo Justiça em Números, Categoria Ouro”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça, superando desafios com a formulação de uma gestão estratégica pautada em práticas de excelência.

Balanço do Tribunal 2
Além disso, o TJMA criou uma agenda estratégica vasta, para que pudesse atuar de forma decisiva na superação das eventuais dificuldades nas áreas financeiras, de recursos humanos, materiais e estruturais. Visando assumir um papel central na política pública de Justiça, o TJMA utilizou novas formas de gerenciamento, não expandindo, além dos limites legais e inflacionários, a despesa pública.

Cuidado nas praias
“Quem avisa, amigo é!”. É bom ficar atento na hora do banho de mar. É que nesta época do ano, com as praias lotadas e as águas revoltas, aumentam os riscos de afogamento, segundo alerta o próprio Corpo de Bombeiros. A corporação, inclusive, está realizando operações nas faixas de areia da Capital, como medida preventiva. Por falar em cuidados em piscinas, rios e mares, este é um dos problemas abordados o ano inteiro pela equipe de professores de natação da Academia Viva Água, que incentiva: para evitar acidentes o melhor é aprender a nadar, claro.

Ritmo de reggae
Localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, o Museu do Reggae fica aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 9h até 1h. Nesse mês de férias, uma programação especial está movimentando o museu, como uma oficina que ensina o passo a passo de como dançar o reggae no ritmo maranhense, ou seja, agarradinho.

Bustos no Pantheon
Na nova Praça do Pantheon, no Complexo Deodoro, chama a atenção uma galeria permanente, a céu aberto, com grandes expressões da literatura maranhense. Entre os 18 bustos que haviam sido retirados em 2017 e que voltaram após a revitalização da praça, estão escritores consagrados como Artur Azevedo, Bandeira Tribuzi e Josué Montello.

Para escrever na pedra:
“Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência”.
De Platão, filósofo grego.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.