SEM TETO

Feira do Vicente Fialho está sem cobertura há mais de dois anos

Desde que a estrutura cedeu, uma tenda foi instalada como medida emergencial e se tornou permanente, pela falta de ações no local; no período chuvoso, situação se complica

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Para amenizar goteiras, comerciantes da feira colocam caixas de papelão sob o plástico das tendas
Para amenizar goteiras, comerciantes da feira colocam caixas de papelão sob o plástico das tendas (feira Fialho)

Parte da cobertura da feira do bairro Vicente Fialho, que há dois anos e seis meses cedeu devido a problemas estruturais, permanece sem recuperação. Uma tenda e lonas foram instaladas no local, mas a medida não é eficiente e, com o início das chuvas, a situação preocupa feirantes e clientes do mercado.

As tendas, que deveriam ser temporárias, permanecem como cobertura permanente da feira, desde a queda da cobertura. Mas já não são suficientes para evitar a exposição de produtos e trabalhadores ao sol e à chuva. O que também não surte mais efeito são as reivindicações, como destacou o feirante Amarildo Barbosa, que há 3 anos atua no local.

“Nós já cansamos de reclamar e buscar alguma ação efetiva dos nossos governantes. Nada foi resolvido. Eles vêm aqui, fazem medições, tiram fotos, mas em todo esse tempo nada efetivo foi feito. Em dias de chuva, não vendemos nada, até porque quem vai querer sair de sua casa para se molhar? E ainda precisamos ficar puxando água de dentro dos boxes e tapando os buracos que surgem na cobertura de lona que eles fizeram”, contou.

De acordo com Júnior Nunes, também feirante do mercado, nem mesmo a exposição tem estimulado a atuação dos órgãos competentes. “Já perdemos as contas de quantas reportagens já foram feitas aqui, mas não adianta. Eles dizem que as feiras precisam ser cuidadas porque são patrimônios da cidade, mas olha a situação daqui. E não adianta ninguém reclamar mesmo”, ressaltou.

O vendedor Silvano Ferreira destacou ainda que, na última visita do secretário municipal da Agricultura e Pesca, Ivaldo Rodrigues, à feira, foi informado que as medidas para reforma do espaço estavam em andamento, mas, desde então, apenas uma placa de identificação do espaço foi implantada. “Eles estiveram aqui há uns dois meses e a única solicitação que atenderam foi de colocar a placa na entrada da feira. Nada mais foi informado para nós”, destacou Ferreira.

O Estado manteve contato com a Prefeitura de São Luís para questionar o que está sendo feito para solucionar os problemas estruturais da Feira do Vicente Fialho, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

SAIBA MAIS

Na edição de 16 de fevereiro de 2018, O Estado denunciou o problema. Na ocasião, questionado sobre a situação, o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Ivaldo Rodrigues, explicou que em 2017 houve uma licitação para a reconstrução do teto da feira. Entretanto, a empresa que perdeu entrou com recurso, fazendo com que o certame fosse cancelado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.