Economia criativa

Em sua 5ª edição, Emaranhartes acontecerá nos dias 05 e 06 deste mês

Evento terá programação gratuita composta por atrações musicais, discotecagem, oficinas e exposições de produtores e fornecedores locais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Artesanato, ilustração, moda, gastronomia fazem parte do Emaranhartes
Artesanato, ilustração, moda, gastronomia fazem parte do Emaranhartes

SÃO LUÍS - O evento terá programação gratuita composta por atrações musicais, discotecagem, oficinas e exposições de produtores e fornecedores locais. Nos dias 05 e 06 de Janeiro, próximo sábado e domingo, o Buriteco Café, na Rua Portugal (Centro Histórico) será ponto de encontro de diversos empreendedores locais dos mais variados ramos, sendo eles: artesanato, ilustração, moda, gastronomia e muita diversão em meio a tudo isto.

Além disso, acontecerão também oficina de turbantes, com Talídia Ferreira, oficina de dança, com o professor Felipe Damas, discotecagem com o DJ Saint e, em parceria com o Buriteco Café, os shows de Taśsia Campos & Leo Spirro e da banda Filtro de Barro.

Queimação de Palhinhas

Ainda em parceria com o Buriteco Café, acontecerá no domingo (6) a cerimônia de Queimação de Palhinhas, um ritual religioso centenário realizado no dia que é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

O ritual tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Emaranhartes será realizado na Rua Portugal, no Centro Histórico
Emaranhartes será realizado na Rua Portugal, no Centro Histórico

Sobre o Emaranhartes

Idealizado por 4 jovens empreendedores que, mediante a experiência em outros eventos dentro e fora do estado e paixão pelo Maranhão, decidiram fomentar a valorização das produções maranhenses, economia criativa e estimular o mercado local, o Emaranhartes nasceu com o propósito de apresentar a riqueza cultural e o pluralismo do que é realizado dentro da cidade, trazendo à tona e fortalecendo a ideia de que ainda há muito a se conhecer e explorar por aqui.

Ao ser realizado na primeira semana do ano, a ideia é novamente proporcionar um dia repleto de alegria, descobertas, diálogos e construção de novas amizades e parcerias; de modo que toda família possa aproveitar, curtir o clima do Centro Histórico de São Luís e valorizar as produções locais.

A programação está sendo divulgada na página oficial da Emaranhartes e no evento “Emaranhartes 5 edição”, ambos no Facebook; e no Instagram @emaranhartes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.