GASTRONOMIA

Ano novo, dieta nova: conheça as dietas mais pesquisadas na internet

Dieta da papinha, da lancheira e até do vinagre! Saiba quais são as dietas da moda, descubra se elas realmente funcionam e se prepare para cumprir a primeira meta estabelecida na lista de promessas do ano novo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Ao pesquisar receitas para emagrecer na internet, nem sempre se sabe se elas são 100% confiáveis, eficazes e, principalmente, não prejudiciais à saúde. Por mais que dicas on-line sejam uma ótima forma de encontrar ideias interessantes e se inspirar, elas não substituem a ajuda e orientação de um profissional qualificado.

Por isso, a nutricionista Thayana Albuquerque resolveu listar as 10 dietas mais pesquisadas no Google, que vão de dieta da comida crua até dieta da papinha. Além disso, a profissional também explica se elas realmente funcionam! Confira:

1. Dieta sem glúten
Segundo a especialista, a proposta de retirar completamente a proteína da sua dieta não será a causa que fará com que o número da balança caia. “Quando as pessoas retiram o glúten, elas automaticamente retiram os pães e massas tradicionais e, consequentemente, consomem menos calorias. A redução do consumo de calorias pode emagrecer, e não o glúten”, afirma Thayana.

2. Dieta Dukan
O regime consiste em quatro fases: na primeira, só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, na segunda é possível introduzir alguns legumes e verduras. Já na terceira fase, a alimentação consiste em duas porções de frutas, além dos legumes e a proteína. Na quarta e última fase, a orientação é fazer 20 minutos de exercício físico por dia e repetir a primeira fase da dieta uma vez por semana.
Por ser uma solução rápida para perder peso, a nutricionista alerta para o perigo da dieta. “Dukan é apenas uma dieta restritiva que atrasa todo o processo de transformação de hábitos saudáveis de vida”.

3. Dieta da comida crua
Conhecido pelo nome de crudivorismo, os adeptos desta dieta não consomem alimentos industrializados, processados, nem com açúcares ou farinhas. Por isso, nes­te regime o intuito é a alimentação crua que valorize a harmonia com a natureza.
Entre os riscos que a especialista aponta para a dieta, estão: a grande chance de intoxicação alimentar por conta dos alimentos crus, além da falta de absorção de alguns nutrientes por conta da falta do cozimento de alguns produtos que precisam passar por um aquecimento anterior antes do consumo.

O intuito é a alimentação crua que valorize a harmonia com a natureza.
O intuito é a alimentação crua que valorize a harmonia com a natureza.

9. Dieta do suco de limão com pimenta
Acompanhada de um jejum prolongado, esta dieta é baseada apenas do consumo do suco de limão com pimenta. Porém, co­mo diz a nutricionista, o erro neste regime está justamente em ficar muitas horas sem comer e só ingerir a bebida. “Esta prática pode acarretar problemas graves à saúde e não deve ser estimulada”, aponta.

10. Dieta do ovo cozido
Comendo um ovo cozido antes da refeição, a dieta promete trazer mais saciedade na hora de você comer assim garante um emagrecimento mais rápido. Contudo, a especialista não garante a longevidade do regime e, muito menos, uma restrição alimentar saudável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.