Festa

Caravanas maranhenses participaram da posse de Bolsonaro em BSB

Centenas foram a Brasília participar da solenidade na Praça dos Três Poderes

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Maranhenses enfrentaram 34 horas de viagem para comparecer à posse de Jair Bolsonaro
Maranhenses enfrentaram 34 horas de viagem para comparecer à posse de Jair Bolsonaro

Apesar do destaque dado ao ex-presidente José Sarney e a esposa do vice-presidente eleito, Paula Mourão, eles não foram os únicos maranhenses que prestigiaram a posse do presidente Jair Bolsonaro. Desde a semana passada centenas de maranhenses se dirigiram a Brasília, procedentes das mais variadas cidades, para acompanhar a solenidade que marcou o início do novo governo.

Alguns ônibus saíram do Maranhão em caravanas no último fim de semana. O funcionário público Paulo Oliveira de Caldas, 29 anos, foi um dos maranhenses que decidiu optar por essa forma de viagem. “Viajar em caravana é sempre bom”, frisou.

Paulo relatou que os “bolsominions”, apelido dado aos apoiadores de Bolsonaro durante as eleições, tiveram que arcar com os custos da viagem. Cada um gastou, em média, cerca de R$ 600 com despesas com o aluguel do ônibus que os levou a Brasília. Além do custo, eles também tiveram que enfrentar 34 horas de estrada.

“Logo que saiu o resultado da eleição tivemos a ideia de montar a caravana. Não pedimos ajuda a ninguém, tiramos do bolso mesmo. A viagem foi longa, mas o resultado foi gratificante”, disse Paulo Oliveira.

Maranhenses em Brasília prestigiaram posse de Jair Bolsonaro
Maranhenses em Brasília prestigiaram posse de Jair Bolsonaro

A caravana de Paulo Oliveira, especificamente, levou 44 pessoas até a capital federal. Ela foi organizada pela União da Direita Maranhense (UDM). Foram 11 mulheres e 33 homens oriundos de todas as regiões do estado. A caravana saiu do Maranhão na noite de sábado (30). O integrante mais velho da caravana tem 57 anos e o mais novo apenas 19.

O autônomo Walter Melo também integrou a caravana. “Vim com a minha namorada com o pessoal. Momento histórico, não tinha a menor possibilidade de deixarmos de participar”, explicou.

Após a cerimônia de posse, a caravana maranhense da UDM foi surpreendida com uma visita de duas irmãos do presidente eleito, Vânia e Denise Bolsonaro. Elas agradeceram a participação de todos e fizeram fotos.

Irmãs de Bolsonaro foram tietadas em acampamento de caravana maranhense
Irmãs de Bolsonaro foram tietadas em acampamento de caravana maranhense

Apesar da presença de caravanas, nem todos os maranhenses que acompanharam a posse de Jair Bolsonaro na Praça dos Três Poderes optaram por esta modalidade de viagem. Caso de Kelverson Carvalhedo de Sousa Lima, 21 anos. Ele, o pai, irmão e o tio saíram de carro de Igarapé Grande até Goiânia para passar as férias. Neste interim eles participaram da posse.

“Fizemos a programação uma semana antes do fim do ano. É minha segunda vez em Brasília e eu não poderia perder essa oportunidade”, disse.

A maior parte das caravanas voltou para o Maranhão na madrugada desta quarta (2). O que não deve ser o caso de Kelverson Carvalhedo e seus familiares, que devem seguir as férias em Goiânia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.