Estado Maior

Virada de página?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

O governador Flávio Dino (PCdoB) inicia hoje o seu segundo mandato no comando do Poder Executivo. É responsabilidade dele, portanto, conduzir - do alto do Palácio dos Leões - os rumos do povo maranhense pelos próximos 4 anos.
E, apesar de ter fracassado no seu primeiro mandato, com o rebaixamento do estado em todos os indicadores sociais, aumento da dívida pública junto ao Tesouro Nacional, elevação de impostos, e aumento da extrema pobreza no Maranhão, as coisas podem mudar.
Basta haver força de vontade.
Se entender que educação e saúde são mais importantes que propaganda institucional, Dino vai direcionar mais investimentos para esses setores, e não para as empresas que montam os quadros publicitários do governo.
Se enxergar que privilégios devem ser cortados, o comunista vai diminuir os gastos com alugueis de jatinhos e helicópteros.
Se admitir que o inchaço da máquina é prejudicial para a saúde fiscal do estado, o chefe do Executivo vai optar pela economia dos cofres públicos.
Se conseguir compreender que a política do arrocho fiscal ao contribuinte só faz penalizar o maranhense, evitará seguidos aumentos de impostos.
Se acordar para o fato de que programas sociais podem ser retomados - a exemplo do Viva Luz -, e de que políticas públicas efetivas devem ser implementadas para que haja reação do mercado interno, promoção de emprego e renda e desenvolvimento econômico, deixará de “habitar” apenas no mundo virtual das redes sociais e acampará no mundo real e palpável com visão de futuro..
É necessário arregaçar as mangas e iniciar o trabalho. Não adianta ficar 24 horas por dia e 365 dias do ano olhando pelo retrovisor.
O maranhense agradece…

Protocolar
A posse do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, que será realizada às 10h de hoje, trata-se de um ato protocolar.
Eleito no ano passado para o comando da Mesa Diretora, o parlamentar assumirá a Casa pelo biênio 2019-2020.
Os vereadores, contudo desfrutam no momento do período de recesso. Por isso a posse de hoje é apenas protocolar. As atividades se iniciam mesmo somente em fevereiro.

Reforma
Iniciado o segundo mandato no comando do Governo do Estado, Flávio Dino deve promover uma pequena reforma administrativa no primeiro escalão do Executivo.
Isso para agregar aliados que não obtiveram êxito na eleição de outubro, a exemplo de Rogério Cafeteira e para preencher espaços deixados por outros nomes, como Marcio Jerry.
A medida já estava prevista desde outubro, quando o comunista foi reeleito para o cargo.

Vai ficar
No último fim de semana, Dino confirmou a permanência no cargo do secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino.
Ele afirmou que o secretário já trabalha para preparar o Carnaval 2019.
Há duas semanas Flávio Dino também já havia anunciado a permanência de Felipe Camarão no comando da Secretaria de Estado da Educação.

Sem tratamento
O Instituto Trata Brasil listou o Maranhão como o sexto pior estado em coleta de esgoto do país.
O recolhimento do esgoto em todo o estado é de apenas 12%. E desse montante, apenas 13% é tratado.
Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Águas (Ana), que cobrou maior eficiência no país por empresas privadas ou públicas que prestam serviços no setor.

Poluição
Um exemplo triste e que confirma o cenário no estado diz respeito às condições de balneabilidade das praias de São Luís.
O último laudo emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente atestou que todas as praias da capital estão impróprias para o banho.
Isso é resultado da falta de coleta e tratamento do esgoto, que é despejado diretamente no mar.

Mais recursos
O Ministério da Saúde confirmou reforço financeiro de R$ 1,6 milhão para a melhoria da assistência à saúde bucal no Maranhão.
A verba do SUS será viabilizada para a compra de 93 cadeiras odontológicas que deverão ser instaladas em unidades básicas de Saúde em vários municípios.
Ao todo, 34 municípios maranhenses serão beneficiados com o investimento do Governo Federal.

DE OLHO
R$ 43.390.057,45
foi
o valor gasto pelo Governo do Maranhão com diárias em 2018.

Esclarecido
A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) saiu em defesa dos prefeitos que atrasaram os vencimentos referentes ao 13º dos professores municipais.
De acordo com a entidade, o atraso se deu em decorrência de repasses do Governo Federal para o setor terem sido enviados após o encerramento do expediente bancário, no dia 31 de dezembro.
Ele assegurou que os prefeitos vão pagar todos os professores nesta primeira semana de janeiro.

E MAIS

• O Governo do Estado realiza uma obra de 500 metros para melhorar a fluidez na Av. Jerônimo de Albuquerque, do elevado da Cohab até o Angelim.

• Coincidentemente, apesar de o período chuvoso já ter se iniciado, um lago que ficava às margens da avenida parece ter sido “aterrado” e desapareceu por completo.

• A Prefeitura de São Luís jamais concluiu a obra de uma maternidade na região da Cidade Operária, que havia sido prometida desde 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.