Grande Ilha

Vinte e cinco mortes violentas em dezembro, na Grande Ilha

Foram 18 homicídios, dois latrocínios e cinco mortes no trânsito, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA)

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Armas de fogo)

SÃO LUÍS - O mês de dezembro fechou, até as 12 h de ontem, com um total de 18 homicídios, dois latrocínios (que é o roubo ou tentativa de roubo seguida de morte) e cinco mortes no trânsito na Grande São Luís, região composta por São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e a capital maranhense. Esses dados foram contabilizados e divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

A maior parte dos homicídios registrados ocorreram na capital maranhense. Foram 14 casos. Os bairros onde aconteceram foram Maranhão Novo, Camboa, Estiva, Residencial Nice Lobão, Vila dos Frades, Itapera, Andiroba, Porto Grande, Ilhinha, Centro, Vila Luisão, Planalto Vinhais II, José Reinaldo Tavares e Anjo da Guarda. Em Ribamar, a polícia contabilizou três homicídios no decorrer do último mês do ano. Região Central do município, Parque Araçagy e Sítio do Apicum. Um ocorreu em Paço do Lumiar, no bairro Pirâmide, conforme registros da SSP-MA. A maior parte desses crimes foi consumada por meio de arma branca. Um total de dez homicídios foram realizados com o uso de arma branca, que pode ser faca ou qualquer outro objeto cortante. Cinco foram consumados com o emprego de arma de fogo e três por meios não revelados pela SSP-MA.

Latrocínio:

Dois crimes caracterizados como latrocínio (que é o roubo ou tentativa de roubo seguida de morte) foram registradas durante o mês de dezembro na Grande Ilha, segundo dados da SSP-MA. Um desses crimes ocorreu no bairro Moropóia, em São José de Ribamar, no dia 23 de dezembro. Alex Branco Cantanhede, de 37 anos, foi assassinado a tiros. O outro caso ocorreu em São Luís, no bairro Vera Cruz, no dia 16 de dezembro de 2018. José Carlos Nogueira Sirino, de 48 anos, também foi morto a tiros por criminosos.

Acidentes de trânsito:

Cinco pessoas morreram em acidente de trânsito registrados na Grande Ilha no decorrer do mês de dezembro. Um desses casos não foi divulgado o local pela SSP-MA. Entre as vítimas, três idosos, de 67, 61 anos e 80 anos; foram vítimas. Os bairros onde ocorreram esses acidentes foram Vinhais e Vila Palmeira, em São Luís; Araçagi, em São José de Ribamar; e um outro local não divulgado pela SSP-MA.

Arquivo:

Diomar dos Santos Moraes, de 61 anos, veio a óbito na tarde do dia 17 de dezembro, após ser atropelada por um ônibus que fazia a linha Ribamar / Praia Grande, em um trecho da Avenida dos Franceses, no bairro Outeiro da Cruz, nas proximidades do Condomínio Alto dos Franceses. O coletivo seguia sentido Terminal Rodoviário. De acordo com testemunhas, a vítima estava na calçada, se desequilibrou, caiu na pista e foi surpreendida pelo veículo.

Na última sexta-feira 14 de dezembro uma idosa identificada como Idalete Gusmão, de 80 anos, morreu após ser atropelada por um táxi na Avenida dos Portugueses, em São Luís. A vítima estava a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, quando, ao atravessar a via, foi surpreendida pelo veículo, nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com o impacto da pancada, Idalete Gusmão acabou sendo afetada na região da cabeça. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionada para o local do acidente e prestou os primeiros socorros. Posteriormente, a vítima foi encaminhada, em estado grave, à emergência do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no centro da capital maranhense. Esse caso não foi contabilizado pela SSP-MA.

No dia 03 de dezembro, o idoso Francisco da Cunha Costa, de 67 anos, veio a óbito, após ser atropelado por um veículo no Araçagi, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. Francisco não chegou a ser socorrido e veio a óbito no local do acidente. O corpo dele foi encaminho para o Instituto Médico Legal (IML), no Itaqui-Bacanga, na capital.

Vítima de homicídios na Grande Ilha durante o mês de dezembro:

Diego da Conceição Silva 22

Não Identificado (sexo masculino)

Jacknilson Rodrigues da Silva

Uberlan Gomes Feitosa 25

Matheus Pereira Aires 22

Alex Marcos Pereira Coelho 22

José Ribamar Lima Costa 45

Juan Paulo Andrade Medeiros 31

Não Identificada (sexo feminino)

Flávio Bezerra Campos 27

Thainon da Silva Fonseca 23

Marcolino Jeronimo C. Leite Neto 42

Manoel Ferreira da Silva Gomes 43

Gilson José Cantanhede Pires Júnior 20

Tarcísio William Santos Gaspar 24

Otony Costa Aguiar 29

Domingos Da Silva Gomes 33

Keyla Piedade Camelo 43

Fonte: SSP-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.