Receitas especiais para compensar excessos cometidos no fim de ano

Se hoje você acordou com dor de cabeça, sensação de estufamento e má digestão, é sinal de que exagerou na festa de Réveillon, mas não se preocupe, você não foi o único; agora, é se hidratar e fazer uma receitinha detox

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]Para ajudar você a voltar para os trilhos da dieta, ou começar um 2019 com uma alimentação mais saudável, a atleta Renata Spallicci tem algumas receitas que podem ajudar, e muito, a compensar a farra das festas de fim de ano: "Quando seguimos uma dieta equilibrada e, de repente, abusamos das comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas, nosso organismo entende que está sendo agredido – daí o mal-estar”, conta Renata Spallicci.

Confira a seguir as dicas da especialista para uma dieta “Pós festas”:

1- Consuma alimentos leves
Alimentos leves (com pouca gordura), verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas são altamente recomendados. Também inclua no cardápio as oleaginosas, como nozes, castanhas, avelã e pistache, que são ótimas fontes de gorduras insaturadas, ricas em selênio (mineral antioxidante que combate aos radicais livres), e auxiliam no controle das taxas de colesterol.

2 - Evite comer carnes gordurosas
Evite a carne de porco, cupim, picanha, costela, durante o período de recuperação, pois o organismo já estará sobrecarregado.

3- Evite os processados
Fuja ao máximo do consumo de embutidos multi-processados, de bebidas alcoólicas e doces calóricos.
Além dessas dicas, Renata ensina a receita do “Cubo Verde” e do Suco Verde, que são uma pedida refrescante, que irão potencializar o efeito detox, livrar-se de toxinas, do inchaço e do estufamento no seu organismo após os excessos cometidos nas festas de fim de ano.

RECEITAS DETOX

Cubo Verde

Ingredientes: couve-manteiga (ou substitua por: agrião, folhas ou talo de brócolis);

Modo de Preparo: Lave bem a couve-manteiga, pique, e liquidifique com o mínimo de água possível. Coloque em formas de gelo e congele. No dia seguinte você pode desenformar esses cubos e guardar em sacos plásticos no congelador.

[e-s001]Suco Verde

Ingredientes: 1 folha de couve; ½ abacaxi; 1 pepino; 1 cenoura; 1 cm de gengibre; 200 ml água ou água de coco natural;

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e congele em formas de gelo, ou copos descartáveis. Quando for tomar o suco, bata 4 cubos congelados com o mínimo de água.

Atenção: Você também pode acrescentar hortelã, alecrim ou gengibre.

Tenha sempre suco verde congelado: em vez de usar gelo, adicione o suco verde em cubos a outras receitas de suco. Não se preocupe: eles não vão alterar
muito o sabor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.