Novo mandato

Flávio Dino será empossado em solenidade especial na Assembleia

Reeleito em outubro do ano passado no primeiro turno, o governador do Maranhão iniciará o seu segundo mandato e ficará à frente do Poder Executivo ao lado de Brandão por mais 4 anos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino será empossado hoje em solenidade especial na Assembleia Legislativa e iniciará automaticamente o seu segundo mandato à frente do Poder Executivo no Maranhão.

Ele foi reeleito em outubro do ano passado pela chapa “Todos pelo Maranhão”, junto do vice-governador Carlos Brandão (PRB) com 59,28% dos votos válidos: 1.867.412 milhão ao todo.

A solenidade vai contar com representantes de todos os Poderes constituídos no estado - presidentes do Tribunal de Justiça e do Legislativo Estadual -, desembargador José Joaquim Figueiredo e deputado Othelino Neto, respectivamente; prefeito de São Luís e presidente da Câmara Municipal de Vereadores da capital, Edivaldo Holanda Júnior e Osmar Filho, respectivamente; além de representantes do MInistério Público; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Justiça do Trabalho; Justiça Eleitoral; Ministério Público Federal; deputados estaduais, federais e senadores eleitos; vereadores; prefeitos de municípios do interior do estado e lideranças políticas.

Flávio Dino vai ler uma mensagem aos presentes, sobretudo aos deputados estaduais eleitos, a exemplo do que fez em janeiro de 2015, ocasião em que foi empossado para o exercício do primeiro mandato, e vai reafirmar os compromissos de campanha.

Protocolarmente, também vai prometer respeito entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

É provável que o governador também faça uma espécie de balanço dos seus 4 primeiros anos no comando do Palácio dos Leões e especifique as suas prioridades para o último mandato.

Logo após a solenidade na Assembleia Legislativa, o governador se dirigirá em comitiva para o Palácio dos Leões para dirigir discurso - da sacada do prédio -, à população. Uma festa, com show artístico está programada para o local.

Perfil - Flávio Dino completará 51 anos de idade em abril deste ano. Ele natural de São Luís e já atuou como advogado, professor e juiz de direito.

Formou-se bacharel em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1991. Em 1994 foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para juiz federal. Exerceu o cargo até 2006, quando deixou a carreira para entrar na política.

Foi deputado federal e presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), antes de se eleger governador do Maranhão em 2014.

Concluiu ontem o primeiro mandato no Poder Executivo e inicia hoje o seu seu segundo mandato no Palácio dos Leões.

Saiba Mais

A primeira gestão comunista no Maranhão levou o estado a liderar o ranking nacional de extrema pobreza, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Consultoria Tendências, que divulgou relatório no Valor Econômico. A queda do PIB e o aumento do desemprego também apontaram para um cenário desfavorável no governo Flávio Dino.

A primeira gestão comunista no Maranhão levou o estado a liderar o ranking nacional de extrema pobreza, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Consultoria Tendências, que divulgou relatório no Valor Econômico. A queda do PIB e o aumento do desemprego também apontaram para um cenário desfavorável no governo Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.