Legislativo

Deputados e senadores só assumem mandato em fevereiro

Posse de parlamentares ocorrerá no dia 1º de fevereiro em todo o país; na Assembleia Othelino Neto será reeleito presidente

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Othelino será reeleito presidente do Legislativo
Othelino será reeleito presidente do Legislativo (Othelino Neto)

Deputados estaduais e federais, além dos senadores eleitos em 2018 somente vão assumir mandato em fevereiro deste ano. Todos já foram diplomados pela Justiça Eleitoral, e aguardam tão somente o início da nova legislatura.

A legislatura é um período de quatro anos, tanto para deputados, quanto para senadores e começa sempre no dia 1º de fevereiro com as respectivas solenidades especiais.

Em todos os casos, a posse ocorre em uma primeira reunião preparatória. Depois disso, há uma segunda reunião para eleição do presidente de cada Casa Parlamentar, e a terceira, destinada à escolha dos demais integrantes da Mesa Diretora, para um mandato de dois anos.

Na Assembleia Legislativa já está encaminhada a reeleição do atual presidente Othelino Neto (PCdoB) para um biênio no comando da Mesa Diretora.

Ele conseguiu costurar acordo com a maioria dos deputados eleitos e a tendência é de que seja o único nome registrado para a disputa do pleito.

Membro da base aliada do governador Flávio Dino, Othelino conseguiu agradar os colegas de Parlamento e se antecipou na articulação pela presidência da Casa fazendo deputados eleitos e ex-presidentes como Marcelo Tavares, desistirem da disputa de forma precoce.

A reeleição foi praticamente assegurada depois de o senador eleito Weverton Rocha, junto a todos os deputados eleitos do PDT - maior bancada para a próxima legislatura -, assegurar apoio à sua reeleição.

A eleição, portanto, será protocolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.