PH

Termaco vai operar no Itaqui

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
EM TRANCOSO, na Bahia, onde ricos e famosos passam as festas de fim de ano, fazem sucesso a beleza e o charme da top model maranhense mais famosa no mundo, Bianca Klamt, vestindo roupa de praia
EM TRANCOSO, na Bahia, onde ricos e famosos passam as festas de fim de ano, fazem sucesso a beleza e o charme da top model maranhense mais famosa no mundo, Bianca Klamt, vestindo roupa de praia (PH01)

O executivo Benjamin Franklin Alves está comemorando o aumento dos domínios da Termaco no Maranhão. Explico: a Termaco Operações Portuárias, outra empresa do Grupo Termaco, recebeu nesta última semana de 2018 a qualificação para operar no Porto do Itaqui. A empresa cearense fará um grande investimento para operar no Maranhão. Hoje, a Termaco Operações Portuárias, já com 32 anos de existência, opera no Ceará nos Portos de Mucuripe e Pecém.

A Noite da Virada
com charme, elegância e glamour no Blue Tree
É hoje o último dia para quem ainda não garantiu o seu lugar no baile de Réveillon mais badalado da cidade: o Réveillon Blue Tree – A Noite Mágica, que reunirá o creme do creme da sociedade maranhense e turistas do Brasil e do exterior no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau.
A partir das 22h, o salão de convenções do hotel será aberto com uma decoração muito bonita assinada pela designer Cintia Klamt Motta, que nos remete a um ambiente glacial com predominância de branco e prata. Ou seja: um ambiente perfeito para saudar em grande estilo a chegada de 2019.
É, sem dúvida, a melhor e mais requintada opção para quem gosta de festa elegante e com todos aqueles requintes indispensáveis para uma noitada com muito brilho num ambiente de muito charme.
Gente de todo o Brasil está confirmando presença, a exemplo do bonito ator global Rômulo Estrela, protagonista das mais recentes novelas de sucesso da TV Globo, que tem mesa reservada para toda a família.
O Réveillon Blue Tree será embalado pelo DJ Edy, de Brasília, que desde ontem está em São Luís, Marcelo Rebelo e banda, e terá a participação especial do Marabloco, composto por integrantes da bateria da escola de samba Marambaia do Samba, campeã do Carnaval maranhense deste ano.
Além da ceia, o cardápio inclui comida árabe, estação de café e de massas, mesa de doces, criados pelos Chefs Márcio Moraes e Rilson Tiburtino, além de serviço de bebidas (uísque de 12 anos, espumante e cerveja) e um charmoso bar de drinks especiais criados especialmente para essa que já foi batizada de A Noite Mágica.
Em tempo: para garantir o conforto dos convidados, o Blue Tree oferecerá serviço de manobristas.

História de sucesso
O empresariado maranhense sofreu um duro golpe na última quinta-feira com o falecimento do 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Marcelino Ramos Araújo.
Bacharel em Direito e formado em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Centro Caixeiral, começou no comércio como Office Boy, auxiliar de escritório e com o tempo tornou-se propagandista-vendedor, visitando os consultórios médicos e hospitais para apresentar e comercializar medicamentos.
Em 1974 abriu sua própria empresa, a Distribuidora Ateniense Ltda. Anos depois abriu outra empresa, a DistribuiFarma, também no ramo atacadista de medicamentos, além de ter enveredado pelo segmento varejista de medicamentos com duas drogarias. Em 1988, passou a exercer também a função de Juiz Classista na Justiça do Trabalho.
Marcelino Araújo começou a frequentar a Fecomércio ainda na década de 1970, enquanto associado do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos de São Luís, entidade sindical em que também atuou como presidente durante vários anos.
Na Fecomércio, passou a integrar a diretoria da entidade na década de 1980 e chegou ao cargo de 1º vice-presidente, eleito para a gestão 2018-2022. Também ocupava um cargo de suplência na atual gestão da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Bethânia em filme
“Fevereiros“, documentário dirigido por Marcio Debellian, estreia dia 7 de fevereiro nos cinemas. O longa, que acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal, na Bahia, já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo, passando por países como Canadá, França, Rússia, Suíça, Espanha, Itália, Chile, Uruguai, Congo e Senegal.
O longa recebeu o prêmio de Melhor Filme no 10º IN-Edit Brasil e a Menção Honrosa do Júri na competitiva Ibero-americana do 36º Festival Internacional do Uruguai.
Com produção da Debê Produções, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil, o filme tem distribuição da ArtHouse.
O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, do carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poeta Mabel Velloso, irmã de Bethânia, e do porta-bandeira da Mangueira Squel Jorgea.

Anonimato
José Maria Alkmin, uma lenda em Minas Gerais, deputado constituinte duas vezes (1934 e 1945), ministro da Fazenda de Juscelino Kubitschek e vice-presidente da República de Castelo Branco (1964/67), depois deputado federal (1970/74), quando encerrou a carreira, marcou época no folclore político de Sebastião Nery como personagem top.
Contam que ele tinha fama de pão-duro e lá um dia os amigos resolveram testar esta sua fama. Arranjaram uma freira e mandaram procurá-lo.
A freira chegou e pediu um auxílio para o orfanato. Ele percebeu a brincadeira, tirou o talão de cheque, preencheu, a freira saiu. Atrás dela, os amigos deles, surpresos.
Dia seguinte, no banco, a freira não pôde receber.
O cheque estava sem assinatura. A freira voltou ao gabinete dele:
– Desculpe, irmã, mas, como cristão, devo obedecer ao Evangelho com todo o capricho. Quando pratico atos de caridade, mantenho-me sempre no mais absoluto anonimato.

DE RELANCE

No tempo de Yemanjá
Quando cheguei de mala e cuia em São Luís, no começo dos anos 1960, Yemanjá, a Rainha das Águas, era cultuada em rituais na praia do Olho d´Água e, mais tarde – com a inauguração da ponte José Sarney –, também na Ponta dÁreia e no Calhau, nas noites de 31 de dezembro. Assim as famílias festejam a entrada do novo ano. Os diferentes terreiros armavam suas rodas de mães e pais de santo, e dançavam, cantavam batiam palmas.

No tempo de Yemanjá 2
Era muito bonito assistir às filhas de santo girando suas saias na areia, as rendinhas das anáguas se confundindo com as ondas rendadas do mar. E aquele jardim de velas acesas, plantado em toda a praia, cintilando na noite com suas chamas. O céu se esparramava na areia com todas as suas estrelinhas. E todos levavam flores brancas e davam seus pulinhos nas sete ondas, e cada pulinho era um pedido para um orixá diferente. Lançar ao mar barquinhos de oferendas era costume dos religiosos, os curiosos só faziam olhar.

No tempo de Yemanjá 3
Mais tarde vieram os fogos de artifício, expulsando das praias os rituais místicos do 31, incomodando as entidades com seus estrondos, junto com as poderosas caixas de som das emissoras de rádio e TV, e os amplificadores dos megashows em palcos montados, atravessando os cantos e as palmas, sujando e superpopulando a areia.

No tempo de Yemanjá 4
Porém, foi no bucolismo daquela singela festividade inicial, que Yemanjá se fez popular como a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar, e a crença se perpetuou para a gente do povo, vestindo-se de “branco Yemanjá” no 31, levando flores e oferendas ao mar.

Festas que prometem
Muitas famílias em São Luís mantém a tradição e reúnem amigos em casa para saudar o Ano Novo. Exemplo: Ana Lúcia e Mauro Fecury, na Península da Ponta d´Areia; Ceres e Roosevelt Murad, no Calhau.
Este ano o edifício Two Tower Endeel Gabriel, na Ponta do Farol, será movimentado por duas festas: uma, que terá como anfitriões Luisla e Augusto Bottino, e outra, no apê do deputado Othelino Neto.

Festas que prometem II
Outras festas que também prometem: os réveillons do Restaurante Quintalão e o Smart Celebration, do Rio Poty Hotel, ambos na Ponta d´Areia, além do já famoso réveillon do Iate Clube, que sempre espera a aurora do primeiro dia do ano.

Em Barreirinhas
Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, está fervilhando neste fim de ano. Muita gente optou por aquela cidade para saudar o Ano Novo. Rosimar Salgueiro aproveitou para comemorar seu aniversário por lá, reunida com toda a família.

A vez dos técnicos
Uma das primeiras mudanças na estrutura de poder do novo governo federal será abrir espaços à nomeação de técnicos para as 11 agências reguladoras. Atualmente, 60 por cento das 52 diretorias estão preenchidas por indicações políticas. A ordem é barrar a tentativa de apadrinhamento no tradicional toma-lá-dá-cá entre parlamentares e governo.

Para escrever na pedra:
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos...”. De Joseph Campbell.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.