Réveillon 2018

Programação de Réveillon terá esquema especial de policiamento e trânsito

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes trabalham em conjunto para garantir segurança e disciplinamento nos locais de maior concentração de pessoas na virada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O trânsito foi modificado na Avenida Litorânea devido às comemorações de Réveillon
O trânsito foi modificado na Avenida Litorânea devido às comemorações de Réveillon (roteiro réveillon)

São Luís -A rotina de São Luís muda nesta segunda, 31, em razão da programação de Réveillon. Por causa das festas em diferentes pontos da cidade, o poder público organizou um esquema especial de policiamento e trânsito. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por exemplo, executa a operação “Réveillon Feliz”, com plano de ações envolvendo dois mil policiais. Desse total, 600 distribuídos ao longo da orla marítima, com maior concentração na Avenida Litorânea.

No local, a festa da virada que saudará 2019 acontecerá no trecho compreendido entre o retorno próximo ao Bar Pioneiro até a Ponte sobre o Rio Pimenta, no cruzamento da Rua das Graças com a Rua Vale Rio Pimenta. O grupo Raça Negra é um dos que se apresentarão no palco.
Está proibido o tráfego nesse trecho, bem como o acesso de veículos nas transversais desde às 5h de hoje até o mesmo horário do dia 2 de janeiro. O acesso à área interditada se restringirá a carros de serviços do evento, devidamente credenciados, veículos oficiais e de limpeza urbana, além de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

Policiais e agentes de trânsito podem ser vistos no local desde ontem, iniciando o esquema de disciplinamento. “Nosso trabalho começa hoje e vai se intensificando cada vez mais, mas continua inclusive depois da festa”, disse o agente Esequiel Alves, da SMTT.

Aparato
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo, a orientação é prevenir e conter ocorrências, garantindo a total circulação e diversão do público. O aparato da Secretaria de Estado de Segurança Pública tem a cobertura direta do Batalhão de Polícia Militar de Turismo e dos Comandos de Policiamento Metropolitano das áreas I, II e III, cobrindo os bairros da Região Metropolitana, incluindo a capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O efetivo está a postos na orla marítima, ao longo da Avenida Litorânea e das praias do Araçagi, Panaquatira e do Meio.

O policiamento reforçado contempla, ainda, o Centro Histórico, Forte Santo Antônio e Ceprama, que também serão palco de atrações. O Batalhão de Polícia Militar de Turismo, que está responsável pela orla e pelo Centro Histórico, traçou estratégias de atuação integrada com o objetivo de dar mais tranquilidade aos frequentadores da orla e demais pontos turísticos. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso.

A maior parte do policiamento ficará concentrada na orla marítima, por conta das atrações musicais. “Nosso batalhão trabalhará para que a população possa se divertir com toda a segurança possível”, disse o comandante do BPTur, coronel José Maria Honório de Carvalho.

Os policiais entraram em campo a pé, a cavalo, em motocicletas e viaturas. Na orla marítima, toda a extensão terá guarnições mobilizadas para a segurança. O Comando Tático Aéreo está disponível com rondas aéreas enquanto o patrulhamento terrestre segue a pé, em quadriciclos e viaturas. O Corpo de Bombeiros reforça o trabalho com grupamento específico, com viaturas de incêndio, ambulâncias e na contenção de ocorrências, além de participar da ação integrada com a Polícia Civil no atendimento e registro de casos nas delegacias de plantão.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes alterou o trânsito nas vias de acesso à orla marítima pela Av. dos Holandeses, concentrando-se na Av. Litorânea e, também, mantêm todas as linhas de ônibus da capital operando com frota total, isto desde as 19h do dia 31 de dezembro. As ações estendem-se à área da Praça Dom Pedro II. As ações de disciplinamento de tráfego contam com agentes de trânsito em viaturas e motos, que estão sendo destacados para as vias de acesso à orla marítima pela Avenida dos Holandeses, concentrando-se na Avenida Litorânea, onde há trecho interditado.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.