Lazer

Praças reformadas viram centro das atenções em São Luís

O Complexo Deodoro está atraindo a comunidade e recebendo elogios de quem vai ver de perto o resultado das obras; transeuntes fazem apelo para que a população conserve o logradouro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

São Luís - Depois de inaugurada, a nova Praça Deodoro virou ponto de encontro e de lazer para as famílias. Antes apenas trecho de passagem para milhares de pessoas diariamente, o logradouro reformado ganhou novos ares e dá orgulho aos maranhenses.

No fim de semana, o complexo formado pelas praças Deodoro, Pantheon e alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, foi um dos espaços de lazer preferidos de quem reside no centro e em outros bairros da capital. “Fico excelente e aproveitei para trazer o meu neto, que adora passear de patinete e de bicicleta”, disse Ana Jacy Lopes, moradora da Rua de Santaninha, ali próximo.

Com piso em concreto lapidado e granito, banheiros públicos, caramanchões, bancos, lixeiras e um novo sistema de iluminação e paisagismo, o complexo virou um moderno cartão-postal. A volta dos bustos de personalidades da história do Maranhão à praça do Pantheon deu um charme todo especial. Sábado, quem passava pelo complexo, aproveitava para registrar o momento.

Casais de namorados, grupos de amigos e crianças não resistiam e sentavam sobre a grama, aproveitando a ventilação natural do começo de tarde. Foi o que fez o estudante Danielson Santos, que levou a namorada para conferir a novidade. “Está muito bonita, mas é preciso que o poder público fica atento para a questão da conservação. E mais do que isso: é preciso que a população tenha a consciência de que não pode danificar as estruturas, quebrar as lixeiras, jogar lixo no chão. Tudo isso é muito importante para que este lugar esteja sempre nos trinques”, opinou.

Ramila Ilka, que trabalha como promotora de cartões de crédito para celulares, passou o começa da tarde sentada em um dos caramanchões, estruturas que fizeram a diferença no projeto arquitetônico. Ela disse, entre outras coisas, que observou a presença de zeladores da praça, tanto nos banheiros, quanto caminhando pelo complexo. Além disso, contou que observou ainda a presença de viaturas da polícia ali estacionadas.

“Ou seja, está parecendo algo bastante organizado e que vai dar certo, pois a preservação é fundamental. Eu achei que ficou ótimo, tudo amplo, confortável, agradável, com mais bancos. Realmente, ficou linda e dá gosto de sentar e contemplar a vista”, disse.

O sucesso do complexo ganhou as redes sociais por meio de elogios da população. Vídeos institucionais produzidos pela Prefeitura de São Luís ajudam a espalhar a notícia, atraindo as pessoas para irem ver de perto o resultado das obras, que estavam sendo executadas desde maio deste ano, dentro do programa PAC Cidades Históricas, iniciativa de revitalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Além das reformas estruturais, o complexo terá policiamento permanente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.