Governo

Dois maranhenses confirmados na equipe de Jair Bolsonaro

Igor Calvet, sobrinho do ex-prefeito de Bacabeira, José Reinaldo Calvet, atuará na equipe do futuro ministro Paulo Guedes; Allan Garcês ficará na Articulação Interfederativa do Governo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Allan Garces)

Pelos menos dois maranhenses foram confirmados na equipe do futuro presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Tratam-se de Igor Calvet - filho de Reginaldo Calvet e sobrinho do ex-prefeito de Bacabeira, José Reinaldo Calvet -, e o médico Allan Garcês, que é filiado ao PSL.

Nenhum dos dois maranhenses pertence a qualquer grupo da tradicional política maranhense. O primeiro alcançou o posto por indicação técnica e o segundo já havia se colocado à disposição do presidente eleito para atuar como voluntário na equipe de transição.

Igor Calvet é natural de São Luís e não dispõe de qualquer vinculação política local. Ele é o atual secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Ele foi convidado para compor a equipe econômica que será comandada pelo futuro ministro Paulo Guedes e atuará como secretário adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. O secretário titular será Carlos Alexandre Costa.

Igor Calvet é doutorando e mestre em CIência Política pela Universidade de Brasília. Ë servidor público da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Já atuou como analista de Mercado na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No Ministério da Saúde foi assessor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde e assessor de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Gabinete da Secretaria de CIência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

Partido - Já o segundo maranhense na equipe do presidente eleito é médico e tem atuação política no PSL.

Apesar disso, ele jamais ocupou qualquer cargo eletivo ou dispõe de influência política no estado.

Atuou na campanha do presidente eleito no pleito de outubro e se colocou à disposição para ocupar espaços na equipe de transição. Garcês foi candidato a deputado federal pelo partido, mas não conseguiu se eleger.

Saiba Mais

A ex-prefeita do município de Lago da Pedra, Maura Jorge, que nas eleições 2018 tentou o comando do Governo do Estado, também busca espaços na gestão Jair Bolsonaro. Nos bastidores, comenta-se articulação pelo comando do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão. Ela, contudo, evita de tratar do tema publicamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.